Inscrições para curso sobre produção orgânica de fruteiras vão até 14 de outubro

INSCRIÇÕES

Inscrições para curso sobre produção orgânica de fruteiras vão até 14 de outubro

As inscrições vão até o dia 14 de outubro.
Por:
249 acessos

Treinar técnicos e produtores interessados no cultivo orgânico de fruteiras é o objetivo da quinta edição do Curso de Produção Orgânica de Fruteiras Tropicais – V FrutOrgânica, que a Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Bioenergia Orgânicos vão realizar de 21 a 26 de outubro, em Cruz das Almas (BA). As inscrições vão até o dia 14 de outubro.

As palestras serão agrupadas em cinco temas: Solos (preparos físico, químico e biológico); Manejo fitotécnico (controle do mato, nutrição, compostagem, adubação verde e manejo de água); Manejo fitossanitário (produção de semente e mudas sadias, práticas de manejo integrado para controles de insetos-praga, doenças, nematoides e viroses; e controle biológico); Variedades, colheita, pós-colheita e mercado (indução floral, ponto de colheita do abacaxi e da manga, seleção de variedades para o plantio orgânico, manejo na colheita e em pós-colheita; e mercado para a fruticultura orgânica); e Temas variados (custo de produção, certificação e experiências de sucesso). 

O último dia (sábado, 26) será dedicado à visita técnica às fazendas da Bioenergia, em Lençóis, onde são desenvolvidos os experimentos da Unidade em parceria com a empresa. Serão cinco estações: Produção de mudas (Fazenda Bonita); Preparo do solo e banana orgânica; Campo de produção orgânica de abacaxi; Campo de produção orgânica de maracujá e citros; e Campo de produção orgânica de manga (Fazenda Ceral).

Todo o conteúdo técnico será repassado por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura — que participa da Comissão de Produção Orgânica da Bahia, fórum composto por membros de entidades governamentais e não governamentais —, Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), além de representante do Mapa, Vanuza Paiva, que vai falar sobre aspectos da legislação; da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Marcos Silva, que vai abordar o preparo físico e práticas de manejo e conservação do solo; e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Gabriel Bitencourt, cuja palestra terá foco no mercado para fruticultura orgânica. 

Para ser considerado orgânico, o produtor deve usar técnicas ambientalmente sustentáveis e não pode utilizar agrotóxicos nem adubos químicos solúveis.
 
Serviço:
Evento: V FrutOrgânica - Curso sobre Produção de Fruteiras Tropicais em Sistema Orgânico
Período: 21 a 26 de outubro de 2019
Público-alvo: Técnicos e produtores interessados na produção orgânica de fruteiras tropicais. 
Local: Auditório 1 – Embrapa Mandioca e Fruticultura – Cruz das Almas (BA).
Carga horária: 40 horas.
Informações: Informações: (75) 3312-8144 - E-mail: cnpmf.inscricao@embrapa.br 
Programação e ficha de inscrição: https://bit.ly/2l3c6wQ
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink