Inscrições para Desafio de Startups estão abertas até 03 de novembro
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

Inscrições para Desafio de Startups estão abertas até 03 de novembro

O Desafio de Startups promovida pela Embrapa está com inscrições abertas até dia 03 de novembro de 2020
Por:

O Desafio de Startups, competição pioneira promovida anualmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, está com inscrições abertas até dia 03 de novembro de 2020.  Para participar, os interessados devem se constituir como equipes ou startups, preencher o formulário disponível no site www.ideasformilk.com.br e, ainda, anexar um vídeo de até 4 minutos com a apresentação de sua proposta. Os selecionados serão classificados segundo os critérios descritos no edital e os 5 primeiros colocados disputarão o primeiro lugar. A startup vencedora será conhecida no dia 11 de dezembro, em uma cerimônia de premiação virtual, transmitida pelo canal da Embrapa no Youtube.

As ideias dessa quinta edição devem ter conexão com os temas insumos, fazenda, captação, fábrica de laticínios, distribuição e varejo. E precisam ser orientadas para soluções inovadoras não digitais ou inovação com o uso de recursos tecnológicos como, aplicativos para dispositivos móveis ou “vestíveis software web e/ou solução de hardware, o que inclui propostas baseadas em internet das coisas (IoT) ou uso de sensores.

O objetivo da Embrapa é identificar e evidenciar empreendedores, colaborar para que suas ideias inovadoras sejam soluções para desafios da sociedade e se tornem negócios.

“O Desafio de Startups tem o papel de fomentar a pesquisa multidisciplinar para soluções viáveis dos problemas existentes produção leiteira. E faz parte do movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros 3 eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Vacathon (imersão de conhecimento) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras). E toda essa proposta de revolução digital tem também transformado vidas”, comenta Paulo do Carmo Martins, chefe geral da Embrapa Gado de Leite.

O estudante de veterinária Sávio Filho, 21 anos tornou-se empresário depois de participar do Vacathon e do Desafio de Startups. Aluno da Universidade Federal de Viçosa (UFV), passou dois anos pesquisando um sistema capaz de monitorar tanques de armazenamento de leite. Com ajuda dos mentores da Embrapa e parceiros, criou o equipamento, chamado Volutech. Ele monitora estado geral do tanque por meio de um sistema que envia os dados para monitoramento instantâneo, evitando perdas e proporcionando melhores resultados na logística de fazendas e laticínios. “O Ideas For Milk tem muito a ver com a pessoa que estou me transformando. Venho de uma cidade pequena e tinha visão diferente da produção leiteira. E foi pela capacitação da Embrapa, nas mentorias e nessa união de muitas áreas, que eu tive condições de ter a ideia do Volutech. E consegui modelar um negócio. Hoje tenho uma startup de tecnologias antes mesmo de estar formado porque recebi ajuda de especialistas”, comenta Sávio que conquistou o primeiro lugar no Desafio de Startups 2019.

Ecossistema de inovação no Brasil

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups, Abstartups, o Brasil contabilizou 12.700 startups em 2019. O número que representa crescimento de 27% em relação a 2018, quando eram 10 mil empresas. E 20 vezes mais do que em 2011, ano de fundação da Abstartups, que contabilizou 600 negócios à época.

Do total de 12.700 startups, 182 são AGTechs (startups que oferecem soluções para a cadeia do agronegócio). Os estados que possuem maior representatividade estão na região Sul do país. A maior parte dessas AGTechs (81) oferece soluções de sistemas para otimização e gestão da produção. A segunda maior parte (40) oferece soluções para comercialização da produção.

Indústria do leite no Brasil

Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando uma média de 30 bilhões de litros de leite inspecionado por ano. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.

Quem faz o Ideas For Milk

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, ABIQ, SENAR/GO, Alta Genetics, Abraleite, Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink