CI

Inseticida combate a quatro novas pragas do tomate

O inseticida age por contato e ingestão sobre insetos e lagartas.


Foto: Divulgação

O inseticida Ohkami®, desenvolvido pela Sipcam Nichino, consolidou-se como uma referência essencial para os produtores de tomate no controle da traça-do-tomateiro ou Tuta absoluta. Agora, pouco mais de dois anos após seu lançamento, a companhia anuncia a ampliação do registro do produto para combater quatro novas pragas recorrentes do tomate: ácaro-rajado (Tetranychus urticae), broca-pequena-dos-frutos (Neoleucinodes elegantalis), mosca-minadora (Lyriomyza huidobrensis) e tripes (Frankliniella schultzei).

O ácaro-rajado, uma das pragas polífagas mais importantes do mundo, juntamente com a broca-pequena-dos-frutos, conhecida por causar perdas significativas na produção, estão entre os alvos do inseticida. A mosca-minadora, antes considerada uma praga secundária, agora representa um risco crescente para os cultivos, enquanto o tripes, transmissor do vírus responsável pela devastadora doença "vira-cabeça", tornou-se um desafio crucial para os produtores durante a safra.

O inseticida age por contato e ingestão sobre insetos e lagartas. “Controla ovos (ação ovicida) e evita a colocação de ovos férteis por mariposas e fêmeas adultas das pragas. Diferencia-se por quebrar o ciclo de desenvolvimento das pragas-alvo. Essa tecnologia permite eliminar pragas antes de haver danos à cultura do tomate”, afirma resume Eric Ono, pesquisador da Sipcam Nichino.

A recomendação da empresa é iniciar as aplicações do inseticida assim que os primeiros sinais de ataques forem constatados nas áreas de cultivo, independentemente do estágio da cultura. Além do tomate, a eficácia do produto também foi comprovada em cultivos de aveia, brócolis, centeio, cevada, couve, couve-flor, repolho, trigo e triticale, destacando sua versatilidade e importância para a agricultura brasileira, de acordo com a empresa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.