CI

Inseticida combate até 100% dos ovos e ninfas da mosca-branca

No estudo o princípio ativo do inseticida, chamado de Piriproxifem, mostrou ser um eficiente ovicida


O inseticida Porcel 100EC demonstrou ter 100% de eficácia na erradicação de ovos e ninfas da mosca-branca. O resultado foi descoberto pela pesquisa “Controle Químico de Ovos de Bemisia tabaci, Biótipo B, (HEMIPTERA: ALEYRODIDAE)”, realizada pelo Centro de Fitossanidade do Instituto Agronômico de Capinas (IAC). 

No estudo o princípio ativo do inseticida, chamado de Piriproxifem, mostrou ser um eficiente ovicida. Os autores da pesquisa, Giuliana Etore do Valle, André Luiz Lourenção e José Polese Soares Novo, explicam que o Piriproxifem conseguiu quebrar o ciclo da mosca-branca, não permitindo a eclosão de ninfas e eliminando todos os ovos da praga em até três dias. 

Outra conclusão da pesquisa é que, entre todos os inseticidas testados, apenas o princípio ativo do Porcel 100EC foi eficaz na supressão de emergência de adultos da mosca-branca, eliminando até 85% da praga disposta na face superior das folhas da planta testada. Os pesquisadores acreditam que o produto deve auxiliar os produtores rurais a combater essa praga que pode induzir anomalias fisiológicas, sendo que o inseto ainda transmite vírus e reduz o vigor da planta porque se alimenta de sua seiva, introduzindo substâncias tóxicas. 

O produto desenvolvido pela Rotam do Brasil pode ser aplicado durante todo o ciclo evolutivo da lavoura de soja. De acordo com Carlos Guarnieri, Técnico Sênior da Estação Experimental da empresa, o produto impede que insetos jovens se tornem adultos provocando distúrbios em seu equilíbrio hormonal, o que também faz com que as fêmeas que tenham entrado em contato com o inseticida coloquem menos ovos, reduzindo a população de mosca-branca. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.