CI

Insetos comem 20% do que os humanos cultivam

"Esse fato poderia levar os agricultores a usarem mais pesticidas"


Um estudo publicado na revista Science indicou que os insetos consomem cerca de 20% das plantas que os seres humanos cultivam como alimento. De acordo com essa publicação, a tendência é de que essa quantidade aumentará à medida que o aquecimento global torna os animais mais famintos. 

Segundo os cientistas, esse fato poderia levar os agricultores a usarem mais pesticidas, o que, para eles, aumentaria ainda mais danos ambientais. Além disso, os especialistas afirmam que, para cada grau Celsius que as temperaturas sobem acima da média histórica global, a quantidade de trigo, milho e arroz que é perdida para insetos aumentará de 10% a 25%. Regiões agrícolas temperadas, como os Estados Unidos e a Europa Oriental, serão as mais afetadas. 

Para Curtis Deutsch, professor de oceanografia química da Universidade de Washington e autor do estudo, os insetos consomem um a cada oito pães que seriam produzidos pelas pessoas. No entanto, esse número pode ser ainda maior nos próximos anos. 

“Se a temperatura aumentasse em quatro graus, o que os modelos climáticos normalmente preveem até o final deste século, isso seria equivalente ao fato de que os insetos consumirão dois de nossos oito pães ao invés de um”, comenta. 

Para chegar a essa resposta os pesquisadores usaram modelos estatísticos que simulam os efeitos do aquecimento global na alimentação e reprodução de insetos. Eles se concentraram nas plantações de trigo, milho e arroz, porque estas representam 42% das calorias consumidas diretamente pelos seres humanos. 

"Se quisermos resolver um grande problema com um milhão de ramificações, precisamos chegar à raiz. Se não, um milhão de bandagens adesivas serão feitas, eu não acho que seja viável, é também muito mais difícil”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.