CI

Insetos estão mudando dinâmica da polinização

Para os cientistas, essas variações nos insetos podem gerar sérias consequências nos processos de polinização.


Milhares de abelhas, borboletas e besouros estariam mudando a sua dinâmica de polinização usual. De acordo com um estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution, após analisar o voo do período ativo de mais de 2.000 espécies, um avanço de quase cinco dias pôde ser evidenciado. 

Para os cientistas, essas variações nos insetos podem gerar sérias consequências nos processos de polinização. Dados de pesquisa mostram que os insetos avançaram no início do voo a uma taxa de 0,1 dias por ano e isso ocorre há 60 anos. Ou seja, em 2016 (no ano passado do estudo) os insetos polinizadores avançaram seu tempo mais ativo para 5,8 dias, em comparação com o que foi notado em 1960. 

O estudo foi baseado em quase 20 milhões de observações de insetos, analisando desde o momento em que o voo começou e sua duração correspondente. Entre as espécies estão himenópteros (abelhas e vespas), dípteros (moscas e mosquitos), besouros (besouros e joaninhas) e lepidópteros (borboletas e mariposas). Os registros datam de 1960 e exploraram a maioria dos países europeus. 

Para o entomologista do Museu Nacional de História Natural da França e o principal autor do estudo, François Duchenne, essa situação pode afetar o ecossistema: “a estrutura sazonal dos conjuntos de polinizadores mudou nos últimos 60 anos: eles são menos sincronizados do que então. Isso reduz as características funcionais das comunidades de polinizadores (redundância e complementaridade), que podem ter efeitos negativos na polinização”, conclui. 

A verdade é que esses comportamentos não são constantes em todas as espécies. O estudo também indica que 43% dos insetos polinizadores atrasaram seus dias habituais de partida. Da mesma forma, também existem respostas diferentes, por exemplo, dípteros e besouros avançaram seu período central de atividade mais do que lepidópteros ou himenópteros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.