Insetos sofrem com clima, dizem pesquisadores
CI
Imagem: Pixabay
MEIO AMBIENTE

Insetos sofrem com clima, dizem pesquisadores

"As pessoas podem fazer muito para reverter o declínio dos insetos"
Por: -Leonardo Gottems

Mudanças climáticas, inseticidas, herbicidas, poluição luminosa, espécies invasoras e mudanças na agricultura e no uso da terra estão fazendo com que a Terra perca provavelmente entre 1% e 2% de seus insetos a cada ano, disse o entomologista da Universidade de Connecticut David Wagner. As abelhas experimentaram um declínio dramático devido a doenças, parasitas, inseticidas, herbicidas e falta de comida. 

O clima mais seco causado pela mudança climática no oeste dos EUA significa menos serralha para as borboletas comerem, disse Wagner. E as mudanças na agricultura americana estão removendo as ervas daninhas e as flores de que precisam para o néctar. 

"Estamos criando um deserto biológico gigante, exceto para soja e milho em uma área gigante do meio-oeste", disse ele. Os artigos científicos de segunda-feira não fornecem dados novos, mas mostram um quadro grande, mas incompleto, de um problema que está começando a ganhar atenção. Os cientistas identificaram 1 milhão de espécies de insetos, enquanto 4 milhões mais serão descobertos, disse Berenbaum. 

O entomologista Doug Tallamy, da University of Delaware, que não fez parte dos estudos, disse que eles destacam como o mundo "passou os últimos 30 anos gastando bilhões de dólares descobrindo novas maneiras de matar insetos e apenas alguns centavos trabalhando para preservá-los. 

"A boa notícia é que, com exceção da mudança climática, as pessoas podem fazer muito para reverter o declínio dos insetos", disse Tallamy por e-mail. "Este é um problema global com uma solução básica." 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink