CI

Instabilidades trazem risco de tempo adverso

Norte e Sul podem ter acumulados acima de 50 mm


Foto: Pixabay

A sexta-feira tem pelo menos dois grandes destaques em relação às instabilidades que podem trazer condições de chuvas volumosas na região norte e na região Sul do país. Essas chuvas também podem ser acompanhadas por trovoadas localizadas e até mesmo eventos de tempo adverso. 

Na região Norte, as instabilidades de altitude formadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) favorece um ambiente de muita instabilidade, com possibilidade de chuvas superando a marca dos 50 mm no decorrer do dia. 

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já na região Sul, é o reforço de uma área de baixa pressão que deve aumentar as condições de chuvas. Essas chuvas podem ser acompanhadas de vendavais, queda de granizo, chuvas intensas em curtos períodos de tempo, e acumulados superiores aos 50 mm no decorrer do período.

Nas demais localidades do país, espera-se um padrão de tempo característico do verão, com chuvas isoladas e passageiras ocorrendo no período da tarde, como resposta do forte aquecimento diurno. 

Já no Nordeste o panorama mais provável é de tempo seco e temperaturas elevadas.

Região Norte: Chuvas de até 50 mm devem atingir o Amazonas

As condições de chuvas são elevadas na região, com destaque para o estado do Amazonas, onde instabilidade de altitude – devido à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – deve reforçar a formação das nuvens carregadas na região. Além da presença do VCAN, o fator termodinâmico – combinação entre calor e umidade – deve garantir as chuvas sobre todos os estados da região norte. As projeções indicam chuvas de até 50 mm em áreas do leste do Amazonas e oeste do Pará. Ao passo que no AMACRO, as instabilidades deverão ser mais irregulares, assim como no Tocantins e Amapá.

Região Nordeste: Temperaturas próximas dos 40°C e umidade baixa

O predomínio do tempo na região, segue com a atuação de uma massa de ar quente e seco, especialmente no centro-leste. Desta forma, as instabilidades ficam confinadas em setores do oeste da Bahia, Maranhão e oeste do Piauí. Nos demais setores as condições são mais propícias para tempo seco, incluindo áreas do Ceará. Novamente, os termômetros entram em elevação sobre a região, com as temperaturas se aproximando dos 40°C, acompanhadas por índices de umidade perto ou abaixo dos 20%. 

Região Centro-Oeste: Chuvas fortes no norte do MT, com acumulados de até 50 mm

Mesmo com a quebra no padrão dos corredores de umidade formados pela frente fria, as condições de chuvas permanecem elevadas sobre a metade norte da região. Áreas do norte de Mato Grosso podem registrar trovoadas localmente fortes, trazendo acumulados de até 50 mm de forma isolada, como consequência de instabilidades de altitude. As precipitações também devem ocorrer sobre o estado de Goiás, mas com menor intensidade e maior irregularidade se comparadas ao estado vizinho. Já no Mato Grosso do Sul, as projeções indicam volumes variando entre 3 e 7 mm, sinalizando assim uma grande irregularidade das condições de chuvas. 

Região Sudeste: Tempo mais seco e temperaturas ainda elevadas

As instabilidades diminuem se comparadas aos dias anteriores, mas ainda devem ocorrer sobre boa parte da região, na forma de trovoadas localizadas e passageiras. Os setores com maiores probabilidades de receberem essas chuvas ficam sobre o noroeste Paulista, Triângulo e Oeste Mineiro. Mesmo com a presença de chuvas em áreas do estado de São Paulo, as temperaturas seguem elevadas, podendo se aproximar dos 40°C, com índices de umidade perto dos 20%. Essa tendência de aquecimento será observada em toda a região, com a diminuição das instabilidades. 

Região Sul:  Tempestades no Sul - RS em alerta para granizo, chuva forte e ventos

O reforço de um sistema de baixa pressão traz o aumento das instabilidades sobre a região, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de temporais localmente fortes com potencial para eventos de tempo adverso, como queda de granizo, chuvas intensas em curtos períodos de tempo, vendavais e acumulados superiores aos 50 mm no decorrer do período. As áreas mais afetadas ficam sobre a campanha oeste. Ao final do dia, alguns temporais devem surgir sobre o oeste Catarinense e sudoeste do Paraná. Já em áreas do nordeste paranaense, o predomínio será de tempo firme. Além disso, a metade norte da região deverá ter temperaturas elevadas, superando os 35°C no norte de Santa Catarina, leste e norte do Paraná. 

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.