Instalado mais um sistema de energia solar fotovoltaica em Pirapó

Energia

Instalado mais um sistema de energia solar fotovoltaica em Pirapó

Segundo sistema de energia solar fotovoltaica de Pirapó foi instalado na última semana na propriedade de Cladimir de Oliveira Mattos
Por:
68 acessos

O segundo sistema de energia solar fotovoltaica de Pirapó, com projeto de crédito elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, foi instalado na última semana na propriedade de Cladimir de Oliveira Mattos. A propriedade voltada à atividade leiteira, possui irrigação de pastagens e sala de ordenha mecanizada, sistemas que exigem o uso de energia elétrica com uma conta mensal relativamente alta.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Sérgio Luiz Sperotto, explica que o sistema visa produção de energia própria, tomando por base o desenvolvimento sustentável, com o uso de fonte renovável sem impactos ao meio ambiente, além de reduzir os custos de produção. O investimento de R$30mil foi financiado pela agência local do Banco do Brasil, por meio da linha de crédito do Pronaf Eco, com juros de 2,5% ao ano e prazo de 10 anos para pagamento.

O sistema foi instalado pela empresa Energity, de São Pedro do Butiá, e conta com 20 paineis solares capazes de gerar 766 kWh mensais e um inversor que faz a ligação com a rede elétrica. Quando a geração é menor que o consumo da propriedade, a falta é suprida pela rede. "Da mesma maneira, quando gera excedente, este vai para a rede, ficando um crédito em energia para o produtor", explica Sperotto. Com a redução na conta de energia elétrica estima-se que em seis anos o investimento seja pago.

Os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que tenham interesse no sistema podem procurar o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, com uma conta de energia elétrica em mãos, para avaliar a viabilidade da instalação.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink