CI

Instituído Grupo Gestor do Programa Balde Cheio/RS

O objetivo do Comitê é fortalecer as ações para ampliar a abrangência do Programa no Estado e buscar alternativas para dificuldades que possam surgir


Em reunião no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, realizada dia 01 de outubro, foi instalado o Comitê Gestor do Programa Balde Cheio RS, do qual fazem parte a Emater/RS-Ascar, como coordenadora, Seappa, Fetag, Famurs, Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura, Sindilat, Brasil Foods e Banco do Brasil. O objetivo do Comitê é fortalecer as ações para ampliar a abrangência do Programa no Estado e buscar alternativas para dificuldades que possam surgir.

Algumas atividades do Comitê já estão programadas. A primeira delas será a participação no 14o Seminário de Bovinos de Leite em Alegrete, que acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro. A programação conta com palestras e Dia de Campo sobre o Balde Cheio. Os organizadores esperam a participação de, aproximadamente, 200 pessoas. Segundo o secretário Municipal da Agricultura e Pecuária de Alegrete, veterinário Márcio Fonseca do Amaral, “o Programa é importante para a região onde o leite era uma das últimas alternativas de produção escolhida pelo produtor. E essa visão vem mudando com a implantação do Programa em algumas propriedades do município”.

O Dia de Campo será realizado em uma propriedade onde o Programa já está em andamento desde março deste ano, onde serão apresentados resultados obtidos. O produtor tem 30 animais em lactação com uma média de 550 litros de leite por dia.

O Balde Cheio é uma tecnologia social que soma a força da extensão rural a um conjunto de técnicas agropecuárias, gerenciais e ambientais adequadas para elevar a produção leiteira de forma sustentável e eficiente. No Projeto, as pequenas propriedades leiteiras são transformadas em unidades demonstrativas, onde a comunidade aprende técnicas sustentáveis para aumentar a produção de leite. Atualmente, 13 municípios do RS já fazem parte do Programa.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.