CI

Instituto Mosaic publica seu primeiro balanço social

Ações realizadas beneficiaram comunidades no Brasil e no Paraguai


Nesta terça-feira, 5, o Instituto Mosaic, entidade pertencente à Mosaic Fertilizantes e voltada para a realização das ações com foco em responsabilidade social da empresa no Brasil e no Paraguai, publicou seu primeiro balanço social oficial, referente ao ano de 2015. A entidade promove iniciativas que fortalecem as bases para o desenvolvimento das comunidades nas quais a companhia possui unidades em operação, por meio de investimentos sociais e ações de voluntariado.
 
O Instituto Mosaic, que recentemente passou por uma reformulação de seu posicionamento e desenvolveu quatro novos programas, ao longo do último ano, teve a oportunidade de consolidá-los e já demonstra resultados concretos. Por meio do Mosaic Educa, que busca contribuir para a melhoria das oportunidades educativas oferecidas na Educação Básica Pública, visando desenvolver as capacidades reflexiva e crítica das crianças, além da melhoria dos níveis de alfabetização, impactou 480 alunos no município de Paranaguá (PR). Destes, 55% apresentaram melhoria no rendimento da escrita e 60% no desempenho em matemática.
 
Já o programa Mosaic Transforma tem como missão prover formação complementar para jovens e adultos, buscando o desenvolvimento de aptidões para a vida profissional e geração de renda por meio de cursos técnicos. Ao longo de 2015, promoveu quatro capacitações, sendo duas delas no Paraguai, onde foca na a formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, a fim de estimular o empreendedorismo feminino e ajudá-las a encontrar o seu espaço no mercado de trabalho. No total, foram 60 mulheres treinadas, sendo que cinco delas empreenderam o próprio negócio.
 
Buscando fortalecer atores sociais e fomentar um processo de desenvolvimento comunitário, está o Diálogos Mosaic, que ao longo do último ano engajou 24 lideranças comunitárias atuantes em Paranaguá (PR), representando 11 comunidades e já possui quatro projetos em desenvolvimento. Todos os líderes participantes afirmam ter mudado o olhar a respeito de sua própria participação na comunidade. A iniciativa ainda engajou outras três empresas na região.
 
Por fim, o programa Mosaic Voluntariado estimula funcionários da empresa a se envolverem nas demandas sociais em regiões próximas da empresa – seja por meio de campanhas de arrecadação ou pela interação presencial. Nesta vertente, o Instituto contou com 315 funcionários envolvidos e já beneficiou 2.500 crianças e jovens.
 
“Acreditamos que transformações em uma comunidade acontecem a partir de um conjunto de iniciativas e o ano de 2015 foi muito importante para o Instituto Mosaic, representando um marco em sua história por meio da implementação de programas renovados e pensados especificamente para incentivar o desenvolvimento das regiões nas quais atuamos”, afirma Adriana Alencar, membro da diretoria do Instituto Mosaic e diretora de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Mosaic Fertlizantes.
 
Por meio de doações pontuais, que somam o total de R$ 682.000,00, o Instituto Mosaic também favoreceu o desenvolvimento da infraestrutura local de escolas nos municípios de Candeias, na Bahia, Rondonópolis e Sorriso, ambos no Mato Grosso. Para saber mais sobre o Instituto Mosaic e visualizar o relatório completo, basta acessar http://www.mosaicco.com.br/community/3028.htm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.