CI

Instrumentos técnicos e científicos contribuirão para fim do desmatamento

O governo tem uma forma de instrumentalizar e eliminar o avanço do desmatamento em função da pecuária


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse, em audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (23), que o governo tem uma forma de instrumentalizar e eliminar o avanço do desmatamento em função da pecuária. “Para isso, vamos adotar a Guia de Trânsito Animal Eletrônica no começo de 2010. Assim, os produtores que estiverem desmatando no bioma amazônico não terão mais direito a essa guia, os frigoríficos não poderão abater e o produto não terá permissão para ser exportado”, enfatizou.

Stephanes ressaltou que é preciso executar o georreferenciamento das propriedades que fornecem carne aos frigoríficos e exportam boi em pé, além do rastreamento constante para acompanhar o cumprimento das regras.

O ministro disse também que encaminhou pedido ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para elaborar estudo de verificação do que está provocando o desmatamento. “Esse projeto deve estar pronto até o fim deste ano. Com isso, será possível saber se as causas estão relacionadas ao avanço da pecuária, retirada de madeira, carvoaria ou assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)”, afirmou.

A partir de hoje o Portal Agrolink tem uma nova seção para acompanhar a situação da Reserva Legal e dos códigos ambientais propostos pelos estados brasileiros.

Clique aqui e confira a seção Reserva Legal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.