Intacta RR2 PRO™ promete aumento de produtividade

Agronegócio

Intacta RR2 PRO™ promete aumento de produtividade

Tecnologia deve estar no mercado na safra 2012/2013
Por: -Janice
4783 acessos
Tecnologia produzida especialmente para agricultores brasileiros deve estar no mercado na safra 2012/2013

Produtores de soja, agrônomos e técnicos da região de Cascavel, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a tecnologia Intacta RR2 PRO™. A novidade, que promete revolucionar as lavouras de soja de todo o Brasil, foi apresentada na sede Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec na terça-feira, dia 31. Além da palestra, os participantes tiveram acesso à Casa de Vegetação Itinerante da Monsanto, detentora da tecnologia.

Segundo o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues, a Cooperativa oferecerá sementes de soja com a nova tecnologia a partir da safra 2012/2013. “Ainda dependemos de liberações internacionais para a colocação desta soja no mercado. O Brasil é um grande exportador do grão e, por isso, a produção em escala comercial deve começar a partir da aprovação de países como a China, por exemplo”, argumentou. Ainda de acordo com Rodrigues, essa aprovação deve acontecer até meados de 2012.

Na Coodetec, o foco da pesquisa para as cultivares CD com a tecnologia Intacta RR2 PRO™ está na alta produtividade, precocidade e hábito de crescimento indeterminado, as características mais procuradas pelos sojicultores. Rodrigues apresentou os resultados de ensaios com as linhagens CD que já possuem a tecnologia. “Os números surpreendem, pois superam as principais concorrentes”, comentou.

Além do gerente comercial da Coodetec, a palestra contou com a explanação do engenheiro agrônomo da Monsanto, Ivan Zenzen. Ele faz parte de um grupo de 35 profissionais que está apresentando a nova tecnologia em todas as regiões sojícolas do Brasil.

Compromisso

A Intacta RR2 PRO™ reúne três soluções em um só produto: produtividade, proteção contra as principais pragas da soja e tolerância ao glifosato. De acordo com Zenzen, durante o tempo de pesquisa da nova tecnologia, a Monsanto manteve o compromisso de dobrar a produtividade nas lavouras de soja, reduzindo o uso dos recursos naturais, melhorando a vida dos agricultores. A Intacta RR2 PRO™ segue esse preceito e foi criada a partir de várias pesquisas. “Entre outros dados, procuramos saber quais eram as principais pragas das lavouras de soja e quem utilizava tecnologia para o controle dessas pragas. Agora, temos a solução para a maioria dos produtores de soja do Brasil, que é a Intacta RR2 PRO™”, destacou Ivan Zenzen.

O engenheiro agrônomo da Monsanto ainda falou sobre recomendação técnica e área de refúgio. Para ele, o sojicultor deve continuar seguindo as orientações de controle de plantas daninhas no pós emergência. “Mesmo com o controle das principais pragas, que são a lagarta da soja, lagarta falsa-medideira e broca das axilas, o produtor deve continuar cuidando da lavoura para não ter problemas com pragas diferentes.”

E, para manter a nova tecnologia, o sojicultor precisa apostar em áreas de refúgio. Ivan Zenzen informou que “a preservação e a sustentabilidade da tecnologia Intacta RR2 Pro™ depende do cumprimento, pelos produtores, das recomendações do Manejo de Resistência de Insetos (MRI).” A área de refúgio consiste no plantio de soja não Bt em, pelo menos, 20% da área que receberá a soja Bt.

Casa de Vegetação Itinerante

Após a palestra, os participantes do evento visitaram a Casa de Vegetação Itinerante da Monsanto. No local, conheceram de perto a soja Intacta RR2 PRO™ e ainda puderam comparar com plantas sem a tecnologia. Ramon Lopez, da empresa de sementes paraguaia Semagro, esteve na Coodetec e ficou encantado com a diferença das plantas. “Realmente, a soja Intacta RR2 PRO™ está intacta. Tive acesso a essa tecnologia pela primeira vez e acredito que será extremamente importante para o agricultor, porque promete aumentar a produtividade com a utilização de menos produtos químicos.”

Para o coordenador técnico da Coopavel, Itacir Afonso Tosin, além da incorporação de novas tecnologias facilitadoras do processo no campo, o estágio em que está a pesquisa da Coodetec surpreende. “Logo vamos ter materiais ainda mais competitivos e o impacto disso será muito grande. Pelo que a gente percebe, na Casa de Vegetação, a tecnologia mostra o que se propõe e isso trará muitos benefícios ao produtor.”

América do Sul

A tecnologia Intacta RR2 PRO™ foi desenvolvida especialmente para os produtores da América do Sul. Mesmo passando por testes nos Estados Unidos, o mercado brasileiro será o primeiro a experimentar a nova tecnologia. “A Coodetec aposta e é parceira da Monsanto no lançamento da Intacta RR2 PRO™ que foi produzida para os nossos produtores. Estamos ao lado deles para garantir uma agricultura produtiva e, ao mesmo tempo, sustentável”, destacou o diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro.

As informações são da assessoria de imprensa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink