Integração lavoura-pecuária-floresta no bioma Pampa

Agronegócio

Integração lavoura-pecuária-floresta no bioma Pampa

Alternativas para o cultivo planejado de forrageiras na produção de leite e grãos
Por:
1639 acessos
Alternativas para o cultivo planejado de forrageiras na produção de leite e grãos

A integração lavoura-pecuária-floresta é uma tecnologia que permite a produção de grãos, carne, leite, fibras e madeira – numa mesma área. No programa Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), Renato Fontaneli, fala sobre a aplicação desta proposta especificamente no sul do país.

Segundo ele, a integração da cultura de arroz irrigado com a pecuária de corte extensivo predomina no bioma Pampa, enquanto que na região do bioma Mata Atlântica predomina a integração do cultivo intensivo de grãos (trigo/soja) associado à pecuária intensiva, baseada em pastagens cultivadas e, mais recentemente, por meio da exploração madeireira.

“O sistema de integração é uma grande oportunidade de aproveitar a luminosidade, o regime hídrico, as condições de solo, fazendo um sinergismo, propiciando a renda por meio de várias atividades”, destaca o pesquisador durante sua participação no Prosa Rural.Este sistema, segundo Fontaneli, pode ser caracterizado pela integração lavoura-pecuária-floresta ou pelas combinações lavoura com floresta ou, ainda, pecuária com floresta.

“Na pequena propriedade, a introdução da floresta, em um primeiro momento, pode servir como matéria-prima para construções rurais, moirões, sombras para os animais, melhorando o conforto térmico e propriciando uma fonte de renda adicional”, exemplifica. Fontaneli lembra também que o crescimento da produção leiteira do norte dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, se deu a partir da adoção do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.

O trabalho dos pesquisadores da Embrapa Trigo no estudo desta tecnologia envolve o estabelecimento de parcerias com várias instituições como associações de produtores, cooperativas, secretarias de agriculturas municipais, escritórios oficiais de transferência de tecnologia, o Sebrae, dentre outras. Além de Fontaneli, o programa desta semana conta com a participação de Nildo Formigheri, consultor do Sebrae sobre o aumento de renda do produtor, neste sistema de integração.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Joseani Antunes
Email: joseani@cnpt.embrapa.br
Unidade: Embrapa Trigo
 
 

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink