Integração Lavoura-Pecuária-Floresta será destaque na Agrishow 2013
CI
Agronegócio

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta será destaque na Agrishow 2013

Tecnologia ganha espaço exclusivo nas demonstrações de campo
Por:
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais para recuperar áreas degradadas, será um dos destaques da AGRISHOW (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). O evento completa 20 anos de história e será realizado de 29 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Pela primeira vez, os visitantes poderão conhecer na área de Demonstrações de Campo sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Em parceria com a Embrapa, em uma área de 16 hectares, os visitantes da maior feira do agronegócio da América Latina poderão conhecer alguns dos arranjos possíveis desse sistema, desde os mais simples, como o Sistema Santa Fé, considerado o símbolo da iLPF no Brasil, até arranjos mais complexos envolvendo diversas gramíneas e leguminosas.

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o Projeto de Lei 708/07, que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que prevê benefícios para produtores rurais que adotarem sistemas integrados para a recuperação de áreas degradadas. A proposta irá para sanção presidencial e quando aprovada caberá ao poder público definir planos de ação regional e nacional para a expansão e o aperfeiçoamento dos sistemas de ILPF, com a participação das comunidades locais e estímulo à adoção da certificação dos produtos pecuários agrícolas e florestais oriundos de sistemas integrados.

“Será uma grande oportunidade para que quem visitar a AGRISHOW, seja empresários, produtores, professores ou estudantes, conheça o sistema no campo com algumas de suas possíveis variações. A iLPF pode trazer grandes contribuições para recuperar áreas degradadas, manutenção e reconstituição da cobertura florestal, geração de renda, adequação da unidade produtiva à legislação ambiental, fixação de carbono, redução da emissão de gases de efeito estufa, dentre outros benefícios”, afirma o coordenador das demonstrações de campo na AGRISHOW, Luiz Mario Machado Salvi.

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) é uma estratégia de  produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema. Nos sistemas iLPF, o solo pode ser explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo que se cria entre lavoura e pastagem.

Para o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, “para promover a expansão vertical da agricultura, com foco na produtividade, os sistemas integrados, como a ILPF, devem virar norma no futuro”.

Sobre a AGRISHOW

A AGRISHOW é uma realização da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos e SRB – Sociedade Rural Brasileira. A organização é feita pela BTS Informa.

A feira terá a participação de 790 expositores, entre fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos, ferramentas, associações de classe, centros de pesquisa e universidades, e instituições financeiras que apresentarão as mais modernas tecnologias e soluções para pequenas, médias e grandes propriedades rurais. A expectativa é receber um público visitante de 152 mil pessoas.

A 19ª edição da AGRISHOW, realizada em 2012, teve a participação de 780 expositores e recebeu 150 mil visitantes de 18 países.

 

Mais informações:

20ª AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 29 de abril a 03 de maio de 2013

Local: Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana (Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto/SP)

Horário: das 8h às 18h



Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.