Inteligência artificial auxilia produtores de banana

TECNOLOGIA

Inteligência artificial auxilia produtores de banana

“Esta é uma boa notícia para os pequenos agricultores"
Por: -Leonardo Gottems
556 acessos

Ferramentas alimentadas por inteligência artificial estão rapidamente se tornando mais acessíveis, mesmo para pessoas nos cantos mais remotos do mundo e auxiliam os produtores de banana a proteger a fruta favorita no mundo todo. Foi isso que informou o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), na Colômbia. 

“Esta é uma boa notícia para os pequenos agricultores, que podem usar tecnologias portáteis para gerenciar suas fazendas de forma mais eficiente, ligando-as a mercados, extensionistas, imagens de satélite e informações sobre o clima. A tecnologia também está se tornando uma primeira linha de defesa contra doenças de pragas e pragas que podem destruir suas plantações”, afirma. 

Nesse cenário, uma nova ferramenta para smartphones desenvolvida por produtores de banana faz a varredura de plantas para sinais de cinco doenças principais e uma praga comum. Ao testar na Colômbia, República Democrática do Congo, Índia, Benin, China e Uganda, a ferramenta proporcionou uma taxa de detecção bem-sucedida de 90%. Este trabalho é um passo para a criação de uma rede de satélites, conectada globalmente para controlar surtos de doenças e pragas, dizem pesquisadores que desenvolveram a tecnologia. Os resultados foram publicados esta semana na revista Plant Methods. 

“Agricultores de todo o mundo lutam para defender suas plantações de pragas e doenças", disse Michael Selvaraj, o principal autor do estudo, que desenvolveu a ferramenta com colegas da Bioversity International na África. “Há pouquíssimos dados sobre pragas e doenças de banana para países de baixa renda, mas uma ferramenta de IA como essa oferece uma oportunidade de melhorar a vigilância de cultivos, acelerar o controle e os esforços de mitigação, e ajudar os agricultores evitam perdas de produção”, completa. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink