CI

Intenção de plantio de girassol 12/13 na Argentina pode sofrer queda

Semeadura chegou a aproximadamente 40% dos 2 milhões de hectares estimados para temporada


Semeadura chegou a aproximadamente 40% dos 2 milhões de hectares estimados para temporada

Precipitações registradas sobre grande parte de Buenos Aires e La Pampa retardaram o plantio da safra 2012/13 de girassol na Argentina. A semeadura chega a 750 mil hectares, representando 37,7% dos 2 milhões de hectares projetados para a campanha, apontou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires.

No comparativo anual, registrou-se um avanço de 6,4 pontos percentuais.

Em algumas regiões da província de Buenos Aires já se verificam quedas nas intenções de plantio do girassol como na região Norte Bonarense e no Norte Pampeano, onde o plantio começou há poucos dias.

"O dano relatado pelo ataque de pombos nas últimas temporadas e mais o excesso hídrico que atualmente se apresenta em grande parte desta zona fazem com que o produtor diminua a intenção de plantio", pontou o analista agrícola do Departamento de Estimativa Agrícola da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, Maximiliano Zavala.

A mesma situação também foi levantada na parte central e sudeste de Buenos Aires, onde o excesso de água que ainda afeta a maior parte dessas regiões limita a incorporação. Embora sem previsão numérica, não se descartam reajustes nas estimativas da cultura no país.

"Poderia-se plantar menor área que hoje estamos projetando por estes problemas dos excessos hídricos e pombos", lembrou Maximiliano Zavala.

Em outubro, estimativa divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA - na sigla em inglês) apontou para uma safra de girassol com produção de 4 milhões. O número manteve-se inalterado frente ao relatório de setembro quando se mensurou o mesmo volume.

Já a produção global sofreu um leve reajuste. Recuou de 34,82 milhões de toneladas em setembro para outros 34,81 milhões de toneladas em outubro, conforme o USDA.

Brasil

No Brasil a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - estima a safra 2012/13 de girassol em 93,4 mil mil hectares, conforme o primeiro prognóstico de produção do novo ciclo agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.