CI

Interação com fungos melhora nutrição do arroz

O suprimento de nitrogênio limita o rendimento das culturas


A interação com fungos contendo endobactérias fixadoras de nitrogênio melhora a nutrição de nitrogênio do arroz. Foi isso que apontou uma pesquisa realizada por Karnelia Paul, da Universidade de Calcutá (Índia), Chinmay Saha, da Universidade de Kalyani (Índia), e Anindita Seal, da Universidade de Calcutá (Índia). 

O suprimento de nitrogênio limita o rendimento das culturas, mas a aplicação de excesso de fertilizante nitrogenado pode poluir a água e é cara. Portanto, os cientistas estão procurando micróbios benéficos que possam ajudar a fornecer nitrogênio às plantas, fixando o nitrogênio e convertendo-o em formas que as plantas possam usar. 

Esses "fertilizantes verdes" poderiam melhorar a produção de grãos sem a necessidade de aplicação de fertilizantes químicos com nitrogênio. Leguminosas como a soja têm bactérias simbióticas que fixam nitrogênio, mas a maioria dos grãos importantes, incluindo arroz, não possui essas bactérias. 

Para resolver esse problema, um estudo publicado na The Plant Cell usou micróbios que foram descobertos em um ambiente incomum e com poucos nutrientes. O fungo Rhodotorula mucilaginosa JGTA-S1 (JGTA-S1 refere-se à cepa específica) foi isolado a partir de taboa-de-folha-estreita ( Typha angustifolia ), e esse fungo de cor rosa melhora o crescimento em sua taboa hospedeira. 

Em seu trabalho anterior, os autores sequenciaram o genoma desse fungo e descobriram que o JGTA-S1 possui vários genes que sustentam seu papel como fungo associado a plantas. Surpreendentemente, no presente estudo, os pesquisadores também descobriram que esse fungo contém bactérias fixadoras de nitrogênio, o que pode permitir a fixação de nitrogênio. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.