CI

Irga aponta safra 10% menor

A chuva registrada nos últimos dias do Rio Grande do Sul ajudou a reverter os prognósticos de perda da lavoura arrozeira devido à estiagem


A chuva registrada nos últimos dias do Rio Grande do Sul ajudou a reverter os prognósticos de perda da lavoura arrozeira devido à estiagem. Mesmo assim, levantamento divulgado na terça-feira pelo Irga indica que a redução de safra 2011/2012 deve ser de 10% frente aos 8,9 milhões de toneladas colhidos no ano passado, o que ainda leva em conta a diminuição de área plantada devido à crise de comercialização.


Ontem, após reunião de coordenadores do Irga, foi constatada melhora significativa das condições em várias regiões produtoras do Estado. Contudo, conforme o diretor técnico do instituto, Valmir Menezes, o quadro segue crítico no entorno de Santa Maria. "Se não chover nos próximos dias, área de 20 mil hectares poderá ser comprometida", avalia. O plantio fora de época, depois de 10 de novembro, também deve frear a produtividade, já que a primavera chuvosa levou muitos arrozeiros a adiar a semeadura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.