Irga promove dia de campo regional em Pelotas (RS)

Agronegócio

Irga promove dia de campo regional em Pelotas (RS)

Por:
1 acessos

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove dia de campo regional nesta quinta-feira (13-01), a partir das 14h, na Estância da Várzea, em Pelotas, com demonstração, em quatro estações, de tecnologias preconizadas pelo Programa Arroz RS. O evento, que será realizado na propriedade do orizicultor Luiz Rechsteiner, vai tratar do controle de arroz vermelho e grama boiadeira e do plantio de soja em resteva de arroz. O destaque será a avaliação do Projeto 10.

Com a presença do presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, o dia de campo reunirá produtores e técnicos dos municípios da Zona Sul e também do Uruguai. Segundo o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, a promoção de eventos regionais é uma ação da linha de pesquisa e extensão do Programa Arroz RS. "Essas iniciativas buscam aumentar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade da lavoura gaúcha." Na visita à estação da lavoura de soja em resteva de arroz, a melhorista do instituto, Cláudia Lange, vai falar sobre o criação de cultivares de soja tolerantes aos solos com excesso hídrico e definição de sistemas de manejo adequados à rotação de culturas de arroz e soja. Em outra estação, o pesquisador do Irga, Valmir Menezes, analisará o Projeto 10, implantado há três anos na Estância da Várzea.

Os resultados obtidos com o Sistema de Produção Clearfield, formado pela cultivar Irga 422CL e herbicida Only, da Basf, serão avaliados em outra estação. A cultivar tem como principal característica a resistência ao herbicida Only.

O agrônomo da Basf, Paulo Martins, vai repassar informações o Sistema, que é recomendado como alternativa para controle do arroz vermelho e se adapta a todas as regiões orizícolas do Rio Grande do Sul. Na mesma estação, o agrônomo da Monsanto, José Eduardo Feijó, vai mostrar dados sobre o uso do herbicida da empresa que é utilizado para o controle da grama boiadeira. O dia de campo regional do Irga conta com o apoio da Cooplantio e da Distribuidora Planfer.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink