Israel passa por surto de gripe aviária
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Israel passa por surto de gripe aviária

Além disso, um surto de gripe aviária foi detectado em uma fazenda de patos na região francesa de Landes
Por: -Leonardo Gottems

Um surto de gripe aviária matou mais de 2.000 guindastes selvagens em uma reserva no norte de Israel, um número incomumente alto para a gripe sazonal. Além dos 2.000 mortos, acredita-se que outros 10.000 estejam infectados, disse à AFP Ohad Hatsofe, especialista da Autoridade de Parques e Natureza de Israel. 

O vírus afeta Israel anualmente, mas o surto deste ano é muito maior do que nos anos anteriores, disse Uri Naveh, um cientista sênior da autoridade. Naveh descreveu o número de guindastes mortos como "excepcional". Como todos os anos, aproximadamente 100.000 grous selvagens chegaram a Israel desde outubro, a maioria parando no Vale do Hula, um ponto importante em sua rota de migração para a África. 

Estima-se que mais de 40.000 guindastes permaneceram na área. A  gripe aviária que  assola a população, o H5N1, foi detectada em algumas populações de galinhas no norte de Israel, disse o Ministério da Agricultura de Israel. O ministério suspendeu as vendas de ovos das fazendas afetadas. É raro o H5N1 se espalhar entre humanos, mas já houve surtos no passado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o H5N1 já matou mais de 450 pessoas, principalmente na Indonésia, Egito e Vietnã, desde 2003. 

Além disso, um surto de gripe aviária foi detectado em uma fazenda de patos na região francesa de Landes, o coração da produção de foie gras, disseram autoridades locais no domingo. “Os sinais clínicos não deixam margem para dúvidas e foi decidido sacrificar o rebanho" no sábado, um dia após a identificação do surto, disse à AFP Marie-Helene Cazaubon, chefe da Câmara de Agricultura de Landes. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.