CI

Itacitrus busca liderança em frutas

A partir da venda de uma participação para a FIR Capital, empresa quer alçar voos maiores



Maior produtora e exportadora de limão in natura do país, a paulista Itacitrus começou a colocar em prática um plano estratégico que tem por objetivo acelerar a diversificação e a expansão dos negócios em busca de uma mudança de patamar que lhe garanta um lugar entre as maiores empresas de frutas da América Latina, com forte atuação no mercado internacional e ações negociadas em bolsa.

Com faturamento de cerca de R$ 40 milhões no ano passado, a Itacitrus já é uma das grandes do país no segmento, ainda marcado pela pulverização. Para alçar voos mais altos, a companhia acaba de vender uma participação de 30% para a FIR Capital, gestora de fundos de capital para investimentos. O valor do negócio não foi divulgado, mas os recursos para turbinar a Itacitrus virão do "Fundotec II", constituído em 2007 com capital comprometido de R$ 77,4 milhões.

"Os investimentos em expansão serão de algumas dezenas de milhões de reais", afirma Waldyr Promicia, filho do fundador Vicente Promicia e presidente da empresa. "A Itacitrus será "a" empresa brasileira de frutas", diz Marcus Regueira, sócio-fundador e diretor de investimentos da FIR Capital. Segundo ele, a parceria tem como uma das metas dobrar anualmente o faturamento da Itacitrus nos próximos três anos.

De acordo com Waldyr Promicia, para 2010 esse já era o objetivo antes da negociação com a FIR Capital, que realizou o primeiro aporte de recursos na Itacitrus na semana passada. Em grande medida, afirma o empresário, a expansão deste ano virá com a inauguração, sábado, de um novo "packing house" em Itajobi, no norte do Estado de São Paulo, onde está a matriz da empresa. A nova instalação, que recebe e faz o processamento inicial das frutas antes da venda, custou R$ 2,5 milhões.

"Itajobi concentra a maior parte do volume que movimentamos, e com o novo "packing house" praticaremos dobraremos a capacidade da unidade", afirma o empresário. De origem argentina e tecnologia holandesa, a instalação faz toda a classificação das frutas eletronicamente. Com a nova instalação, a Itacitrus completou R$ 15 milhões em investimentos na última década.

Além de Itajobi, a companhia tem operações em Jaíba, Minas Gerais, e Cruz das Almas e Inhambupe, na Bahia. Nas unidades localizadas nos três primeiros municípios, a Itacitrus trabalha com cerca de 1,6 mil fornecedores independentes - sobretudo de limão tahiti, ainda que a empresa tenha começado a trabalhar com mamão há dois anos. Em Inhambupe, a empresa conta com uma fazenda própria, administrada pelo fundador Vicente Promicia, de 450 hectares. A participação adquirida pela FIR Capital não inclui a fazenda.

"Esta diversificação geográfica da produção é necessária para termos limão o ano inteiro. Temos clientes em 13 países, e a demanda é constante", diz Waldyr Promicia. A lógica da diversificação geográfica para garantir a regularidade das vendas, afirma, norteará a ampliação do portfólio com outras frutas. Mas, além do crescimento orgânico, a Itacitrus quer aproveitar a injeção de recursos da FIR Capital para aproveitar oportunidades de aquisição.

"Queremos comprar empresas, implantar nosso estilo de gestão e conquistar mais clientes". Para a transformação que se seguiu após â transferência do comando da Itacitrus de pai para filho, em 2002 - quando a empresa faturou R$ 6 milhões -, pesou a profissionalização da gestão, com a contratação de profissionais com passagens por empresas como Nestlé e Deloitte e a adoção de regras de governança corporativa.

Daí - e do aporte de recursos da FIR Capital - o projeto de abertura de capital, que não tem data marcada para acontecer. "É um caminho, um modelo fantástico de crescimento", diz Waldyr Promicia. O caminho em questão já foi trilhado pela catarinense Renar Maçãs, que encerrou 2009 com receita bruta de R$ 41,7 milhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.