Jantar reúne produtores e celebra a qualidade da carne ovina dos Campos de Cima da Serra
Jantar reforça qualidade e união dos produtores de ovinos em São Francisco de Paula
Foto: Sheila Flores
A tradição, a união dos produtores e o compromisso com a qualidade marcaram o 3º Jantar da Ovinocultura dos Campos de Cima da Serra, realizado no sábado (29/11), em São Francisco de Paula. O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Grupo de Criadores de Ovinos dos Campos de Cima da Serra, reuniu famílias rurais, técnicos, lideranças e consumidores em uma noite dedicada a valorizar a produção regional de cordeiros.
O encontro, que já se consolida no calendário de eventos da região, teve como foco o fortalecimento da cadeia produtiva e a divulgação das potencialidades da ovinocultura local. Doze tipos diferentes de pratos à base de carne ovina, preparados com cortes especiais pela equipe da Emater/RS-Ascar e seus parceiros, mostraram ao público a versatilidade e o sabor diferenciado do cordeiro produzido nos Campos de Cima da Serra.
Na ocasião, a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Sandra de Moraes, destacou a importância da iniciativa para ampliar a visibilidade do setor e incentivar novos produtores. "O jantar visa fortalecer a cadeia produtiva da ovinicultura dos Campos de Cima da Serra e mostrar que os cordeiros produzidos na região são de qualidade superior, resultado direto do nosso campo nativo, do relevo e do clima característico da região. Tudo isso influencia de forma muito positiva no sabor e na maciez da carne", ressaltou.
A edição deste ano também celebrou os 10 anos do Grupo de Criadores de Ovinos dos Campos de Cima da Serra (Crocs). Atualmente, a organização formada por produtores recebe apoio técnico da Emater/RS-Ascar, Senar, Sebrae e Farsul, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento da atividade na região.
O jantar contou com o apoio de diversas entidades comprometidas com o crescimento da ovinocultura regional, entre elas: Prefeitura de São Francisco de Paula, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Associação Rural, Banrisul, Sicredi, Sicoob, Sindicato Rural, Farsul, Senar, Sebrae, CTG Rodeio Serrano e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A programação encerrou com um baile comemorativo, celebrando a confraternização entre os participantes e marcando de forma festiva mais um capítulo da história da ovinocultura nos Campos de Cima da Serra.