CI

JBS é investigada por repasse bilionário do BNDES

Consultoria de Antonio Palocci é suspeita


Foi deflagrada nesta sexta-feira (12.05) nova operação da Polícia Federal que investiga irregularidades e mesmo fraudes no repasse de R$ 8,1 bilhões à JBS pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com um fonte da PF ouvida pela Agência Reuters, estariam envolvidas ainda a BNDESPar e a firma de consultoria do ex-ministro Antonio Palocci.

O dinheiro teria sido repassado pelo banco de fomento para a aquisição de empresas do ramo de frigoríficos entre os anos 2007 e 2011. A Operação Bullish cumpre 37 mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso foram impostas medidas de indisponibilidade de bens de pessoas físicas e jurídicas que participam direta ou indiretamente da composição acionária do Grupo.

“Realizadas após a contratação de empresa de consultoria ligada a um parlamentar à época, as operações de desembolso dos recursos públicos tiveram tramitação recorde. Além disso, essas transações foram executadas sem a exigência de garantias e com a dispensa indevida de prêmio contratualmente previsto, gerando um prejuízo de aproximadamente 1,2 bilhão de reais aos cofres públicos”, afirmou a PF em seu site.

De acordo com a Polícia, os controladores do grupo estão proibidos de promover qualquer alteração societária na empresa investigada e de se ausentar do país sem autorização judicial prévia. Estão sendo monitorados cinco investigados que se encontram em viagem ao exterior.

O nome “Bullish” veio da tendência de valorização gerada entre os operadores do mercado financeiro em relação aos papéis da empresa, para a qual os aportes da subsidiária BNDESPar foram imprescindíveis. Maior processadora de carnes do mundo, a JBS afirma que não foi beneficiada ilegalmente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.