CI

Joaninha é bioinsumo

Os insetos têm atuação no controle biológico de pragas como predador


Foto: Pixabay

Nas redes sociais muitos questionaram o porquê da joaninha estar como protagonista nos materiais visuais de divulgação do Programa Nacional de Bioinsumos, lançado pelo Ministério da Agricultura, no final de maio.

Os insetos pertencem à família Coccinellidae e têm atuação no controle biológico de pragas como predador, sendo inclusive a sua principal função na natureza. São conhecidas aproximadamente 5 mil espécies de coccinelídeos em todo mundo. Ela é composta por insetos predadores de insetos que são considerados pragas primárias e secundárias em ambientes agrícolas. Portanto, os coccinelídeos são insetos importantíssimos para a agricultura. 

As joaninhas combatem mosca-branca em fícus, espécie de árvore; são predadoras vorazes de pulgões, alimentando-se tanto da forma adulta quanto da larva. Uma única joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia. Também combatem cochonilhas como a dos parreirais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.