CI

Jornalista: Produtor da informação rural

O elo que entrelaça todos os agentes do agro e os conecta com o público


Existe um agente em toda a cadeia produtiva rural que não aduba, não planta, não defende, não colhe, não armazena, não cria, não vende, não transporta, não pesquisa, não receita e sequer expõe. Por outro lado, é o fio que entrelaça todos esses outros agentes e vai além: conecta tudo isso com o grande público. É o jornalista.

Sua missão é a busca do novo, do inovador, ou do que funciona, do que é relevante e de interesse para o agronegócio – apesar de não fazer formalmente parte dele. O jornalista é um agente indireto deste segmento, mas que precisa entender um pouco de cada elo da cadeia para poder informar, analisar ou mesmo denunciar.

No noticiário em geral costuma-se dizer, até em tom de brincadeira, que o jornalista “sabe um pouco de tudo e muito de nada”. Brincadeiras à parte, a afirmação reflete a natureza de uma profissão que é generalista por essência, pois ele precisa saber entender complexidades para poder torná-las acessíveis a diversos públicos.

E, mesmo dentro dessa categoria, pode-se destacar um ramo que talvez não seja totalmente percebido: o jornalista do agronegócio. Ele precisa ‘arar’ um pouco mais além da superfície de um profissional “normal” da comunicação para poder compreender desde a alta tecnologia envolvida na pesquisa, passando por todo o conhecimento empírico do homem do campo e desembocando em toda a amplitude de um mercado global em constante atualização.

Já se vê que não é algo comum, simples ou corriqueiro. Trata-se de um ‘espécie raro’ em meio a uma atividade fascinante, porém desafiadora e por vezes pouco compreendida pela sociedade. Pois a missão primordial do jornalista do agronegócio é justamente essa: saber desvendar e comunicar esse mundo que é o agronegócio de uma maneira ao mesmo tempo precisa, informativa e relevante – no momento certo.

No dia do Jornalista, o Portal Agrolink e seus jornalistas cumprimentam a todos os colegas, em especial aqueles que compartilham nossa missão de produzir a boa informação rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.