CI

Julho registrou 5ª alta consecutiva no esmagamento de soja

Ainda assim a redução da mistura de biodiesel deve impactar os próximos meses


Foto: Leonardo Gottems

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo soja no Brasil até julho de 2021.  Foram processados 3,74 milhões de toneladas de soja em julho de 2021, para uma amostra representativa de 85% do esmagamento do grão no Brasil. Corrigindo pelo percentual amostral, este resultado representa um crescimento de 1,6% sobre o mesmo mês do ano anterior.  

De acordo com os dados divulgados pela Abiove, esta é a 5ª alta consecutiva e reflete a vigência da mistura obrigatória de biodiesel em 12% (B12) no leilão L81. A ABIOVE avaliará os impactos derivados da recente decisão do CNPE de reduzir a mistura para 10% (B10) no próximo leilão, o L82, quando da divulgação das estatísticas de agosto. 

No acumulado de janeiro a julho de 2021, o esmagamento diminuiu 1,3% quando comparado ao mesmo período de 2020, para a amostra corrigida. Com base nas projeções de suas associadas, a ABIOVE aumentou a produção estimada de soja em grão para 137,9 milhões de toneladas em 2021 (janeiro a dezembro), alta de 400 mil toneladas sobre a previsão anterior e recorde histórico. Como este crescimento ocorre paralelamente à queda esperada da exportação e incremento da importação comparativamente às estimativas anteriores, a ABIOVE projeta aumento significativo do estoque final da safra 2021. 

Segundo dados oficiais do Ministério da Economia, a exportação acumulada de soja em grão atingiu 72,69 milhões de toneladas entre janeiro e agosto de 2021, redução de 2,5% sobre o mesmo período de 2020. A exportação acumulada de farelo de soja somou 11,72 milhões de toneladas, estável comparativamente ao ano passado (11,68 milhões de toneladas). Já o volume exportado de óleo de soja cresceu 6,5%, com 1,06 milhão de toneladas comercializado entre janeiro e agosto de 2021. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.