CI

Juros para setor agrícola ainda não têm definição

Stephanes confirmou que as mudanças serão anunciadas nesta quinta-feira


O Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ao deixar o Ministério da Fazenda, depois de café da manhã com representantes do setor agrícola empresarial e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que não houve definição sobre a redução de juros para o setor.

"Tanto é que um novo café foi marcado para dentro de 60 dias. Enquanto isso, há um grupo de trabalho composto por representantes do Congresso, do setor agrícola e técnicos do governo para analisar a questão".

De acordo com o ministro, o que houve foi um diálogo com parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal já que "não cabia uma definição no momento". Stephanes confirmou que as mudanças nos juros para o setor agrícola devem ser anunciadas nesta quinta-feira (28-06), quando está marcada a divulgação do Plano de Safra 2007-2008.

"A idéia é reduzir os juros e aumentar a disponibilidade de recursos com juros controlados para que seja reduzida a necessidade de se tomar empréstimos com juros mais altos", informou.

O ministro lembrou que vários dos assuntos tratados no encontro já constam da agenda de discussão com o governo, como a questão da infra-estrutura e problemas de defesa agrícola, além dos juros e do endividamento do setor, que pode chegar a R$ 130 bilhões, como ele próprio anunciou ao chegar para o encontro.

De acordo com Stephanes, Mantega se mostrou bastante sensível à argumentação dos parlamentares, mas "cada caso vai ter que ser analisado" em busca de uma solução a médio prazo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.