CI

La Niña, fenômeno que influenciou o inverno, seguirá influenciando a primavera e o verão

O fenômeno climático será observado até o final da safra de verão


O fenômeno climático será observado até o final da safra de verão

A estação das flores, que inicia no dia 22 de setembro, terá influencia do fenômeno La Niña, assim como o inverno deste ano. O fenômeno climático ainda deverá ser observado até o final da safra de verão.  

Conforme o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diferentemente da última safra de verão, quando o fenômeno que influenciou foi o El Niño, que trouxe um excesso de chuvas ao longo da primavera e verão, deste verão os efeitos serão caracterizados por chuvas muito irregulares e mal distribuídas e ondas de frio tardias, que normalmente causam geadas tardias nas áreas mais altas do sul do Brasil. Sendo assim, nesta próxima safra primavera/verão o clima será bem diferente da safra passada, com chuvas irregulares, intercalando períodos curtos, entre 2 e 5 dias, concentrando muita chuva com períodos maiores de 15 ou mais dias com pouca ou nenhuma precipitação.

Na próxima safra ainda poderão ocorrer os “verânicos”, que são conhecidos por serem períodos maiores sem chuva e temperaturas muito altas, além de observarmos chuvas abaixo da média em alguns meses destas estações. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.