La Niña, fenômeno que influenciou o inverno, seguirá influenciando a primavera e o verão

Agronegócio

La Niña, fenômeno que influenciou o inverno, seguirá influenciando a primavera e o verão

O fenômeno climático será observado até o final da safra de verão
Por: -Aline Merladete
1878 acessos

O fenômeno climático será observado até o final da safra de verão

A estação das flores, que inicia no dia 22 de setembro, terá influencia do fenômeno La Niña, assim como o inverno deste ano. O fenômeno climático ainda deverá ser observado até o final da safra de verão.  

Conforme o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diferentemente da última safra de verão, quando o fenômeno que influenciou foi o El Niño, que trouxe um excesso de chuvas ao longo da primavera e verão, deste verão os efeitos serão caracterizados por chuvas muito irregulares e mal distribuídas e ondas de frio tardias, que normalmente causam geadas tardias nas áreas mais altas do sul do Brasil. Sendo assim, nesta próxima safra primavera/verão o clima será bem diferente da safra passada, com chuvas irregulares, intercalando períodos curtos, entre 2 e 5 dias, concentrando muita chuva com períodos maiores de 15 ou mais dias com pouca ou nenhuma precipitação.

Na próxima safra ainda poderão ocorrer os “verânicos”, que são conhecidos por serem períodos maiores sem chuva e temperaturas muito altas, além de observarmos chuvas abaixo da média em alguns meses destas estações. 
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink