Laboratório de solos da Embrapa Rondônia conquista terceiro lugar nacional em programa de qualidade
CI
Agronegócio

Laboratório de solos da Embrapa Rondônia conquista terceiro lugar nacional em programa de qualidade

Por:

O Laboratório de Solos da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) obteve a terceira classificação no ranking nacional do Programa de Análise Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF, coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), que reúne 106 laboratórios que utilizam a metodologia Embrapa de Análise de Solos. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira, 29, pela Embrapa Solos. Os laboratórios recebem durante o ano amostras-padrão de solos para serem analisadas e enviam os resultados para o coordenador do Programa. De acordo com a metodologia, ao final de cada ano todos os resultados são comparados com os valores conhecidos apenas pela Embrapa e os laboratórios cujos resultados mais se aproximam dos valores reais recebem um “Selo Embrapa de Qualidade”.

O Laboratório de Solos da Embrapa Rondônia também atingiu 96% no quesito “Índice de Eficiência”, obtendo conceito “A” no desempenho com clientes externos. O Programa de Qualidade da Embrapa foi instituído em 1992. Em 2003, a Embrapa Rondônia alcançou o oitavo lugar no ranking. O Programa de Análise Qualidade de Laboratórios de Fertilidade atesta o desempenho satisfatório dos laboratórios conveniados e traduz em credibilidade aos clientes. “O produtor pode ter a certeza de que o resultado de sua análise de solos é realizado com a maior eficiência possível. A credibilidade nos resultados é revertida em confiança para o cliente”, explica o responsável pelo laboratório da Embrapa Rondônia, Francisco das Chagas Leônidas, pesquisador da Área de Manejo de Solos da Empresa.

O laboratório tem capacidade de realizar até 200 análises por mês. A equipe de laboratoristas atende clientes de todo o estado de Rondônia e sul do Amazonas. Para o pesquisador, a dedicação dos profissionais, a seriedade do trabalho e a busca pela excelência são diretrizes responsáveis pelo reconhecimento. Em 2003, o pesquisador Ângelo Mansur Mendes, da Área de Ciência do Solo da Embrapa Rondônia, era o coordenador do Laboratório da Unidade. Atualmente ele está à disposição do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Compõe a equipe de laboratoristas os técnicos Luiz Antônio Lena, Ademilde Damascena, Valdemar Carvalho e Hosana Carvalho da Silva. Mais informações: Área de Comunicação e Negócios: (69) 225-9387 ou sac@cpafro.embrapa.br

Embrapa Rondônia

Viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento

sustentável do agronegócio na Amazônia

Internet: www.cpafro.embrapa.br

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)

Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia

Área de Comunicação e Negócios (ACN)

Telefone: (69) 225-9387

Fax: (69) 222-0409

E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink