CI

Laboratório de solos da Embrapa Rondônia conquista terceiro lugar nacional em programa de qualidade


O Laboratório de Solos da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) obteve a terceira classificação no ranking nacional do Programa de Análise Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF, coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), que reúne 106 laboratórios que utilizam a metodologia Embrapa de Análise de Solos. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira, 29, pela Embrapa Solos. Os laboratórios recebem durante o ano amostras-padrão de solos para serem analisadas e enviam os resultados para o coordenador do Programa. De acordo com a metodologia, ao final de cada ano todos os resultados são comparados com os valores conhecidos apenas pela Embrapa e os laboratórios cujos resultados mais se aproximam dos valores reais recebem um “Selo Embrapa de Qualidade”.

O Laboratório de Solos da Embrapa Rondônia também atingiu 96% no quesito “Índice de Eficiência”, obtendo conceito “A” no desempenho com clientes externos. O Programa de Qualidade da Embrapa foi instituído em 1992. Em 2003, a Embrapa Rondônia alcançou o oitavo lugar no ranking. O Programa de Análise Qualidade de Laboratórios de Fertilidade atesta o desempenho satisfatório dos laboratórios conveniados e traduz em credibilidade aos clientes. “O produtor pode ter a certeza de que o resultado de sua análise de solos é realizado com a maior eficiência possível. A credibilidade nos resultados é revertida em confiança para o cliente”, explica o responsável pelo laboratório da Embrapa Rondônia, Francisco das Chagas Leônidas, pesquisador da Área de Manejo de Solos da Empresa.

O laboratório tem capacidade de realizar até 200 análises por mês. A equipe de laboratoristas atende clientes de todo o estado de Rondônia e sul do Amazonas. Para o pesquisador, a dedicação dos profissionais, a seriedade do trabalho e a busca pela excelência são diretrizes responsáveis pelo reconhecimento. Em 2003, o pesquisador Ângelo Mansur Mendes, da Área de Ciência do Solo da Embrapa Rondônia, era o coordenador do Laboratório da Unidade. Atualmente ele está à disposição do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Compõe a equipe de laboratoristas os técnicos Luiz Antônio Lena, Ademilde Damascena, Valdemar Carvalho e Hosana Carvalho da Silva. Mais informações: Área de Comunicação e Negócios: (69) 225-9387 ou [email protected]

Embrapa Rondônia

Viabilizando soluções tecnológicas para o desenvolvimento

sustentável do agronegócio na Amazônia

Internet: www.cpafro.embrapa.br

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)

Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia

Área de Comunicação e Negócios (ACN)

Telefone: (69) 225-9387

Fax: (69) 222-0409

E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.