CI

Laboratórios Agropecuários vão muito além do diagnóstico

Essas são apenas algumas das análises realizadas por um serviço que é estratégico na defesa agropecuária do Brasil


O trabalho do Laboratório Nacional Agropecuário é referência na garantia da qualidade dos alimentos consumidos no Brasil e no exterior. Ao comprar uma carne no supermercado, a garantia de que é segura para consumo é comprovada por meio de inspeção nos abatedouros e frigoríficos. Mas poucos imaginam que para assegurar a qualidade do produto, muitas vezes, o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) precisa entrar em ação. Esse trabalho é fundamental, no caso das carnes, para investigar a suspeita de doença, os resíduos de medicamentos veterinários, a qualidade da ração ingerida pelo animal e, inclusive, averiguar se o produto comercializado corresponde ao mencionado no rótulo.

Essas são apenas algumas das análises realizadas por um serviço que é estratégico na defesa agropecuária do Brasil. Nesse contexto, o trabalho dos Lanagros garante segurança alimentar aos consumidores nos aspectos de inocuidade, qualidade e identidade dos produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, além da qualidade dos insumos agropecuários promovendo, assim, a sanidade animal e vegetal.

Para o coordenador-geral de Apoio Laboratorial, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), Abrahão Buchatsky, os laboratórios definem ações e conferem qualidade aos serviços que o Mapa desenvolve. “Os resultados que os laboratórios emitem norteiam o trabalho das demais áreas da Defesa para fomentar o agronegócio brasileiro”, enfatiza.

No município mineiro de Pedro Leopoldo, ao norte de Belo Horizonte, está uma das seis unidades do Lanagro. Nos 24 mil metros quadrados do complexo laboratorial, em meio a microscópios, balanças de precisão e tubos de ensaio, veterinários, agrônomos, farmacêuticos, químicos e físicos realizam ensaios cuja duração pode variar de minutos a meses. Entre os procedimentos, são diagnosticadas doenças que acometem os animais, como brucelose e tuberculose.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.