CI

Lançado livro sobre uso de nanotecnologia na agricultura

O livro acaba de ser lançado pela Editora Springer


Foto: Divulgação

O livro "Nanopesticides – from research and development to mechanisms of action and sustainable use in agriculture" acaba de ser lançado pela Editora Springer. Os editores são Leonardo Fraceto da USP, Vera Castro da Embrapa Meio Ambiente, Renato Grillo da USP,  Daiana Ávila da Universidade Federal  do Pampa e Renata Lima da Universidade de Sorocaba. 

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Vera Castro, também participa do capítulo "Overview of Nanopesticide Environmental Safety Aspects and Regulatory Issues: The Case of Nanoatrazine", de Felícia Pereira de Albuquerque, Ana Cristina Preisler, Leonardo Fraceto e Halley Caixeta Oliveira.

O trabalho é fruto de uma parceria com os pesquisadores envolvidos nessa área.

Os nanomateriais têm contribuído para a ciência e tecnologia agrícola em várias fases de produção e comercialização. O uso dos nanopesticidas pode auxiliar na redução dos efeitos nocivos ao meio ambiente. Seus benefícios podem incluir melhor estabilidade e maior eficácia do composto, permeabilidade e dispersão do ingrediente ativo, melhor direcionamento para espécies de pragas, redução de doses de aplicação, e aumento da segurança ambiental.

Contudo, atualmente ainda faltam dados mundiais sobre a eficácia dos nanopesticidas em comparação com os produtos convencionais e sobre seus efeitos ambientais. Assim, os editores acreditam que, apesar de seu uso promissor, é necessário estudar o possível impacto dos nanopesticidas no ambiente e nos organismos não-alvo e, conseqüentemente, na biodiversidade e na saúde humana.

A obra pretende contribuir para maior compreensão das características dos nanopesticidas,  avaliação de riscos, regulação, aplicação e marketing. O livro explora o desenvolvimento de nanopesticidas e de testes de sua atividade biológica contra organismos-alvo. Também abrange os efeitos dos nanopesticidas nos ambientes aquático e terrestre, juntamente com assuntos relacionados, incluindo destino, comportamento, mecanismos de ação e toxicidade. Além disso, analisa os riscos potenciais de nanopesticidas para organismos não-alvo, bem como questões regulatórias e perspectivas futuras.

Considerando esses fatos, foram discutidas algumas características recentes do desenvolvimento de nanopesticidas, aplicação e avaliação de toxicidade, organizados em 11 capítulos. Os capítulos 1-3 descrevem o uso de diferentes transportadoras para liberação de ingredientes ativos visando aplicações agrícolas. Os capítulos 4-6 descrevem alguns métodos usados para entender o destino e o comportamento dos nanopesticidas em plantas, solo e água. Os capítulos 3 e 6 discutem também sua potencial toxicidade e impactos no meio ambiente. Os capítulos 7 e 8 mostram potencial toxicidade de nanopesticidas e seus impactos no meio ambiente. Já os capítulos 9 e 10 fornecem uma visão geral dos aspectos de segurança ambiental e questões regulatórias. Finalmente, o capítulo 11 discute os aspectos comerciais dos nanopesticidas em produção agrícola.

O livro pode ser adquirido pelo link da editora.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.