CI

Lançamento do Prosolo em Apucarana reúne 600 pessoas

No encontro também foi aberta a Semana Nacional do Meio Ambiente do Vale do Ivaí.


Cerca de 600 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e técnicos, de mais de 50 municípios da região do Vale do Ivaí participaram na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, do lançamento, na região, do programa integrado de conservação de solo e água do Paraná – Prosolo. O encontro foi em Apucarana, com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

No encontro também foi aberta a Semana Nacional do Meio Ambiente do Vale do Ivaí. Diversos produtores foram premiados por adotar boas práticas de conservação de solos. Apucarana fez parte de uma série de eventos promovidos pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento para divulgação do programa pelo interior, junto com os dirigentes de entidades que representam a agropecuária do Paraná. O objetivo é difundir as boas práticas de conservação do solo e da água, para garantir a sustentabilidade da produção agrícola paranaense.

PARCERIA - O programa nasceu de uma iniciativa de produtores rurais que tiveram prejuízos com a corrente El Niño, entre o final de 2015 e início de 2016, quando ocorreram chuvas acima do normal. Eles se assustaram com os danos provocados no solo e viram nisso uma ameaça à manutenção das altas produtividades nos próximos anos.

O secretário Norberto Ortigara explicou que foi estabelecida uma parceria entre o Governo do Estado e 22 entidades do setor público e da iniciativa privada para articular com os produtores a adotarem boas práticas de conservação de solos e água, e a sustentabilidade da produção, a fim de atender as demandas dos compradores nacionais e internacionais.

A estratégia do programa passa por lançamento para divulgação em vários municípios do Estado. Já aconteceu em Maringá, Carambei, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Umuarama, Apucarana. O próximo lançamento será no dia 8, em Campo Mourão.

DECRETO - Um dos objetivos do programa é recuperar áreas com erosão, problema que voltou a aparecer com força nas propriedades nos últimos anos. Segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, 30% das propriedades paranaenses sofrem com o processo de erosão nos mais diversos níveis.

A adesão do produtor ao Prosolo é voluntária. Decreto do Governo do Estado prevê vantagens ao proprietário que aderir ao programa. O prazo de adesão vai até o fim do mês de agosto.

Clique AQUI para conhecer as vantagens da adesão.

PRESENÇAS - Participaram do encontro em Apucarana o prefeito Beto Preto, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Mário Bezerra Guimarães; o presidente da Fetaep, Ademir Muller; os dirigentes da Faep, Ronei Volpí, e da Ocepar, Robson Maffioletti, prefeitos da região e representantes da Emater, Iapar e BRDE.

Box: Conservação de solos é o diferencial

Para o dirigente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Robson Mafioletti, investir em conservação de solos é o diferencial para manutenção das altas produtividades nas lavouras que vem sendo obtidas. “O pacote de tecnologia já foi adotado pelos produtores. Agora eles precisam investir em conservação de solos para alcançarem resultados positivos em produtividade”, enfatizou.

O consultor Marcos Vieira, que já foi presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), citou entre as boas práticas, a cobertura permanente do solo, a rotação de culturas, plantio em nível, terraços e outras técnicas que devem ser adotadas com a orientação da assistência técnica, conforme a região onde se encontra a propriedade.

Box: 120 agricultores são premiados por boas práticas

No encontro em Apucarana foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, 120 agricultores selecionados como os melhores nos critérios de conservação do meio ambiente rural. Os contemplados foram escolhidos por comissões técnicas formadas nos treze municípios do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura: Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Rio Bom, Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Cambira, Novo Itacolomí, Jandaia do Sul, Marumbí, Bom Sucesso e Kaloré.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.