CI

Lançamentos da Embrapa na Expodireto Cotrijal 2019

Lançamentos da Embrapa acontecem no primeiro dia da Expodireto Cotrijal, na segunda-feira, 11/03, às 11h30


Os lançamentos da Embrapa acontecem no primeiro dia da Expodireto Cotrijal, na segunda-feira, 11/03, às 11h30. Serão apresentados a nova cultivar de trigo BRS Belajoia e o sistema de produção de erva-mate Erva 20.  O trigo BRS Belajoia ganhou esse nome em função do destaque da cultivar na lavoura, com plantas apresentando bom vigor no desenvolvimento inicial com coloração de verde intenso. O porte baixo permite maior aporte de adubação nitrogenada, potencializando os rendimentos que podem chegar a 4 mil quilos por hectare (kg/ha).

O principal diferencial da cultivar é a sanidade, com resistência às principais doenças que afetam o desenvolvimento do trigo na Região Sul, como manchas, ferrugem da folha e oídio. “A sanidade da cultivar, principalmente na fase vegetativa, pode representar uma aplicação a menos de fungicida”, avalia o pesquisador da Embrapa Trigo, Pedro Scheeren. 

O pesquisador lembra, ainda, que o trigo BRS Belajoia foi desenvolvido com resistência genética ao vírus do mosaico do trigo, doença frequente nas lavouras, com danos que podem chegar a 50% de redução no rendimento em cultivares suscetíveis. A baixa eficiência do controle químico e de práticas de manejo torna a resistência genética fundamental para o cultivo de trigo em áreas com histórico de incidência de mosaico. 

Saiba mais sobre a cultivar de trigo BRS Belajoia na entrevista com o pesquisador Pedro Scheeren:

https://www.embrapa.br/trigo/audios 

Eficiência na produção de erva-mate

O Sistema de Produção Erva 20 é o lançamento da Embrapa Florestas na Expodireto Cotrijal. O Erva 20 é um conjunto de práticas de manejo registradas e validadas pela pesquisa com o objetivo de elevar a qualidade e a produtividade da erva-mate no Brasil. “O trabalho buscou ajustar as práticas em uso na produção de erva-mate com os conhecimentos da pesquisa para maior eficiência dos plantios”, enfatiza o analista de transferência de tecnologia, Ives Goulart. Segundo ele, a média de produtividade nos ervais é de 7,5 toneladas por hectare (t/ha), mas com o uso do Erva 20 a produção pode chegar a 20 t/ha.

Vitrine de Tecnologias

Os lançamentos serão apresentados no estande da Embrapa, junto à Vitrine de Tecnologias que conta com mais de 50 soluções tecnológicas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, apresentadas por dez Unidades: Embrapa Trigo, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Florestas, Embrapa Soja, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.