CI

Laranja: provável boa safra reduzirá preços

No entanto, avanço do greening preocupa


As expectativas de uma boa safra de laranja para o ciclo 2019/2020 poderão ter um efeito negativo, diminuindo os preços da cultura, segundo um relatório divulgado pelo Rabobank neste mês de março. A estimativa oficial do Rabobank ainda não foi anunciada, mas deve ser maior do que no ano passado. 

“O mercado está à espera das primeiras estimativas para a safra 2019/20 em São Paulo e as expectativas apontam para uma safra maior do que a registrada em 2018/19, quando foram produzidas 285 milhões de caixas. Parece provável esperar uma safra maior em 2019/20 dada a qualidade da florada, a condição favorável das árvores após uma safra reduzida e os levantamentos iniciais no campo”, diz o texto. 

No entanto, o relatório salienta que ainda é cedo para ter uma estimativa confiável em vista que o clima nos próximos meses será determinante. “Outro fato que preocupa é o avanço do greening no cinturão citrícola paulista, mas os impactos serão mais evidentes nas próximas safras”, indica. 

“Enquanto São Paulo está na entressafra, a colheita na Flórida e no México avança, com expectativas de uma produção maior do que as registradas no ano passado. Maior produção na Flórida e no México, com relação ao ano passado e expectativas de uma recuperação na safra 2019/20 em São Paulo, tem contribuído para preços menores para o suco de laranja nos mercados internacionais no primeiro trimestre de 2019”, completa. 

Como pontos de atenção, o relatório aponta a produção do exterior, nos Estados Unidos, por exemplo, a produção da Flórida na safra atual (2018/19), deve voltar para 327 mil toneladas em FCOJ equivalente. Esse patamar é semelhante ao da safra 2016/17, ano anterior ao furacão Irma. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.