Laudemir Müller assume Ministério do Desenvolvimento Agrário

Agronegócio

Laudemir Müller assume Ministério do Desenvolvimento Agrário

Secretário pretende priorizar as novas políticas da reforma agrária
Por:
755 acessos

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir André Müller, assumiu na segunda-feira (08/09) interinamente o comando da pasta. Ele substitui o ministro Miguel Rossetto, que pediu exoneração do cargo para se dedicar à campanha de reeleição da candidata Dilma Rousseff. Müller assume com a missão de dar continuidade às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e a reforma agrária no País.

“Minha prioridade é seguir implementando os programas do MDA, priorizando as novas políticas da reforma agrária e do Plano Safra da Agricultura Familiar lançado em maio”, afirma Müller. Ele dedicará os próximos meses a viajar pelo País para que o maior número de agricultores familiares conheça e acesse políticas de desenvolvimento do meio rural brasileiro.

“Hoje a agricultura familiar é reconhecida pela importância na produção de alimentos. Nosso papel é estimular esse setor, em especial agora que a demanda por alimentos cresce por conta dos aumentos de renda e emprego da população brasileira”, explica o ministro interino.

História familiar e profissional ligada à agricultura

Laudemir Müller tem 39 anos. Nasceu no município de Nova Candelária, quando ainda era distrito de Boa Vista do Buricá, interior do Rio Grande do Sul. Passou a infância e juventude trabalhando na propriedade rural dos pais, o que o motivou a buscar formação na área.

Se formou em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é mestre em Agricultura e Desenvolvimento pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Tem experiência no comando de políticas públicas para a agricultura familiar desde 2000, quando assumiu funções ligadas ao setor no governo do Estado do Rio Grande do Sul. No MDA, atua há 11 anos, onde além de secretário executivo, foi também secretário nacional da Agricultura Familiar e chefe da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do Ministério.

“Trabalhei na Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul durante o primeiro governo estadual do PT. Depois fui convidado pelo ministro Miguel Rossetto para compor a assessoria especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, em 2003. Participei da elaboração do plano de governo da presidenta Dilma Rousseff e depois na execução dele no Ministério, quando estive à frente da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar”.

Em setembro de 2012, Muller assumiu a Secretaria Executiva do MDA. Na função, além de coordenar a elaboração de programas importantes para a agricultura familiar do País, assumiu em diversos momentos a função de ministro substituto.

“Minha experiência de vida é relacionada à agricultura familiar, fui agricultor familiar, tenho experiência acadêmica, intelectual e política na área. Por isso assumo agora mais um desafio. Me dedicarei a implantar as políticas e ações de nosso governo com toda a equipe do Ministério, nossos parceiros, e em diálogo com as representações sociais e sindicais da agricultura familiar e da reforma agrária.”

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink