CI

Lavouras batem recorde de produçãos em Santa Catarina

Clima favorável e tecnologia aumentam a produção de milho e soja


Os agricultores do Oeste estão comemorando a boa safra de milho e a expectativa de uma safra de soja ainda melhor. O clima tem colaborado e as lavouras corresponderam.

De acordo com o responsável técnico da área de sementes da Cooperativa Regional Alfa, Claudiney Turmina, a previsão é de uma colheita com produtividade recorde. As lavouras de milho devem superar a média de 100 sacas por hectare, contra as 80 sacas do ano passado. As lavouras mais tecnificadas devem ultrapassar 150 sacas.

O produtor Celso Jesus da Silva, de Chapecó, espera colher entre 30% e 40% a mais do que no ano passado, na lavoura de milho. A média deve ficar entre 130 e 140 sacas por hectare. Ele plantou 30 hectares de milho e 40 de soja, onde deve fazer três mil sacas de silagem e colher quatro mil sacas de grãos, juntamente com seus dois irmãos. Nas lavouras de soja, que ainda estão em formação, a previsão é de 50 sacas por hectare, contra 45 em 2006. Turmina disse que a produção de milho no Estado, estimada em 3,6 milhões, não será a maior devido à redução de área em 10%.

Mas, na soja, a produção deve ser recorde, com previsão de 962 mil toneladas. Além do clima, os produtores estão optando por alta tecnologia. No Campo Demonstrativo Alfa (CDA), que encerra hoje em Chapecó, há lavouras demonstrativas que mostram o rendimento melhor de lavouras onde se utiliza inoculantes, que melhoram a absorção de nitrogênio pelas plantas, além de fungicidas, direto na semente, que evitam a ação de fungos. Com isso, a produtividade aumenta.

O engenheiro agrônomo Altair Schneider mostra novas variedades de soja, como a Codetec 225 RR, que chega a superar 60 sacas por hectare e produz entre 120 e 125 dias.

Auxílio no controle de pragas e cultivo precoce

Há também a redução de custo com redução do volume de sementes por hectare. São 50 variedades de milho e 20 de soja em demonstração, segundo o coordenador geral do CDA, Jaques Schwambach. Ele afirmou que há variedades de milho que atingem mais de 200 sacas por hectare. Outras auxiliam no controle de pragas e são mais precoces.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.