CI

Lavouras de melancias são afetadas por temporais no Rio Grande do Sul

Para o produtor Paulo Zanetti, o prejuízo vai ser de R$ 12 mil. São perdas que devem se repetir em outras propriedades


Os temporais que atingem o Sul do país causaram muitos prejuízos. Em Pedro Osório, no Rio Grande do Sul, lavouras de melancia foram afetadas.

A chuva, que elevou o nível do rio Piratini em pelo menos 12 metros, inundou casas e provocou danos no interior do município. O produtor Paulo Zanetti observou os estragos nos 80 hectares da plantação de melancia. “Com o excesso de água os pés morrem. A melancia é muito sensível à água. Fez um estrago bem grande”, disse.

De acordo com o produtor, o prejuízo vai ser de R$ 12 mil. São perdas que devem se repetir em outras propriedades.

“O produtor terá de fazer o replantio, com novos gastos de sementes, máquinas e empregados”, falou Ronaldo Maciel, técnico agrícola.

A chuva foi tão forte que arrancou parte das plantas e provocou erosão na lavoura. Quando isso acontece, o adubo, que já estava aplicado, também acaba sendo perdido.

A erosão é a valeta que a chuva abre na plantação. A água escorre levando junto o que estava plantado. Em um município como Pedro Osório, onde a agricultura é a principal fonte de renda de mais da metade da população, as perdas no campo devem ter impacto na economia.

“Nós estamos muito preocupados porque não é só esse evento. Esse é o quarto evento que acontece esse ano e está altamente prejudicado”, disse Otávio Torres, secretario de Agricultura de Pedro Osório.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.