CI

LD negocia fatia em trading de agricultores

Participação de multinacional francesa na Libero deverá ficar em aproximadamente 20%


A Louis Dreyfus Commodities (LDC) e o fundo de investimento Interplan Investments, com sede em Luxemburgo, entraram com pedido de análise de concentração de mercado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para se associar à Libero Commodities, via Libero Holdings B.V.. A Libero é uma trading criada por produtores rurais e cooperativas de algodão e grãos do Centro-Oeste e da Bahia que começou a operar neste ano.

O Valor apurou que a participação da multinacional francesa na Libero deverá ficar em aproximadamente 20%, e que as prováveis parceiras apostam em sinergias logísticas e comerciais que deverão ser criadas. Libero e LDC foram procuradas pela reportagem, mas não se pronunciaram.

A Libero fechou o primeiro contrato de venda de algodão em abril deste ano - de 1 mil toneladas para a estatal China National Cotton Group Corporation -, e desde então já acertou a venda de 50 mil toneladas da pluma. Além da China, a trading vem abocanhando bons contratos em indústrias da Coreia, Indonésia e Tailândia, clientes que teriam, inclusive, despertado o interesse da companhia francesa e reforçado a decisão de associação.

Os volumes potenciais de movimentação da Libero também são atraentes para os novos investidores. Neste ano, a trading deve comercializar ainda volumes marginais, uma vez que a maior parte da produção da pluma no país é vendida antecipadamente. Em 2011, segundo ano de atuação da empresa, as metas são maiores, de comercializar, pelo menos, 75 mil toneladas. Mas são as metas de médio prazo que são atrativas. O potencial é de movimentar 500 mil toneladas em dois ou três anos, o que representa 40% da produção nacional.

A Libero é formada por 35 sócios, entre produtores rurais e cooperativas, que somam área superior a 4,5 milhões de hectares cultivados, entre algodão, soja e milho. Além de reunir como sócios os produtores da pluma, o diferencial da Libero está na garantia de entrega da pluma no cliente nas mesmas especificações e qualidade contratados.

A holding da Libero tem sede em Amsterdã (Holanda) e as subsidiárias estão em Genebra (Suíça) e no Brasil - em Cuiabá (MT) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Com a parceria com a Louis Dreyfus, a empresa deve se beneficiar da infraestrutura logística detida pela companhia, que é uma das maiores tradings de algodão mundiais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.