CI

Leilão de animais premium acontece na próxima semana

Os animais de alta genética são resultado de programas de melhoramento desenvolvidos na Fazenda Teotônio


Foto: Divulgação

A Esperança Agro, empresa de agronegócio do Grupo Edson Queiroz, irá promover, pela primeira vez, um leilão para vender seus animais da raça Guzerá com genética premium. O leilão Tesouros da Teotônio acontecerá no dia 13 de julho, às 20h30 e contará com 60 lotes de animais com alta genética para produção de leite e corte. A transmissão acontecerá por meio do Canal Terraviva, com retransmissão pelo site da Programa Leilões.

Todo o rebanho Guzerá da Fazenda Teotônio tem em sua base genética o touro Ghallor IV (1055), importado da Índia ainda no ventre da mãe. Parte das matrizes provenientes de Ghallor foram utilizadas para a produção de Guzerá Puro de Origem (PO) e outra parte para produção de Guzolando da Fazenda Teotônio, que também entrarão em leilão, desta vez no dia 17/07, somente com animais de alta produção leiteira.

Vários programas de melhoramento genético fechado foram desenvolvidos voltados para a produção de leite das duas raças na Fazenda Teotônio. Além da alta produção leiteira e da favorabilidade para o corte, os animais da raça Guzerá têm grande facilidade de manejo, facilitando a ordenha e oferecendo menos riscos ao ordenhador.

As raças

Os animais da raça Guzerá se destacam por terem dupla aptidão, sendo utilizados como gado de corte e como matrizes para a criação de linhagens específicas voltadas para a produção de leite. Essa condição permite que o produtor aproveite as fêmeas para dar sequência na produção enquanto os machos seguem para engorda ou venda para produção de carne, melhorando a rentabilidade do negócio.

Devido a sua origem, os animais da raça Guzerá e Guzolando (provenientes do cruzamento animais Guzerá com Holandesa) são rústicos e têm grande capacidade de suportar o calor, apresentando boa conversão alimentar e um bom rendimento de carcaça, além de grande resistência a enfermidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.