CI

Leilão de PEP de trigo pode melhorar preço do grão

Farsul acredita que somente esses leilões podem ajudar na recuperação do preço ao produtor


O coordenador da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, acredita que somente os leilões de PEP podem ajudar na recuperação do preço do grão ao produtor. Hamilton disse que enquanto o preço mínimo da saca de 60 quilos para o tipo 1 pão está fixado em R$ 28,62, o produtor está recebendo R$ 22,00. O próximo leilão de PEP de trigo está marcado para 20-01, com 190 mil toneladas do RS.

Segundo Hamilton, o protesto dos produtores argentinos contra a taxação das exportações de grãos pelo governo local não terá reflexos no Estado porque há outros fornecedores e os moinhos já estão abastecidos por meio de contratos antecipados. “Precisamos ver o Mercosul como um todo na produção e comercialização de trigo. O Paraguai pode exportar ao Brasil, de 800 mil a um milhão de toneladas; o Uruguai, 800 mil toneladas e a Argentina, cinco milhões de toneladas. Com este cenário, sobra trigo brasileiro. A indústria alega que falta qualidade para o nosso grão, mas na última safra, mais de 70% foram de trigo tipo brando, usado na panificação”, destacou Jardim.

A safra 2010 somou cinco milhões e setecentas mil toneladas, pouco mais da metade do consumo nacional.

As informações são da assessoria de imprensa da Farsul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.