Leilão de touros jovens na Exposição Agropecuária de Goiânia

Agronegócio

Leilão de touros jovens na Exposição Agropecuária de Goiânia

Serão ofertados 26 exemplares da raça nelore, seis tabapuã e seis guzerá, com idades entre 17 e 20 meses
Por: -Joana
1063 acessos
A Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), irá realizar o Leilão de Touros Jovens no dia 15 de maio, às 14h, no Tatersal III do Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia. Serão ofertados 26 exemplares da raça nelore, seis tabapuã e seis guzerá, com idades entre 17 e 20 meses.

Os animais que irão a leilão se destacaram em 2010 pelo desempenho individual em ganho de peso e por suas características morfológicas, de crescimento e de carcaça, durante o teste de desempenho de touros jovens. Esta é uma prova anual realizada na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), no período de junho a novembro, sob a coordenação de técnicos da AGCZ e da Embrapa, com o suporte das empresas Tortuga, Aval Serviços Tecnológicos e Rei do Milho Alimentos.

Complementarmente, os exemplares que serão levados ao arremate integram programas de melhoramento genético animal e pertencem a 34 criatórios localizados em Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Claudio de Ulhoa Magnabosco, o teste de desempenho de touros jovens visa à identificação de animais para suprir as demandas da bovinocultura de corte na região dos cerrados. “Buscamos a genética e o tipo funcional capazes de melhorar índices zootécnicos, como ganho em peso, redução da idade de abate e rendimento de carcaça, bem como características ligadas à qualidade, como a maciez da carne”, disse.

Em 2011, o Leilão de Touros Jovens chegará a sua quarta edição. A expectativa é que os lotes de animais alcancem preços bem satisfatórios. Além disso, os garrotes que participam de provas de desempenho estão sendo cada vez mais valorizados. “De forma geral, os exemplares mais bem comercializados acompanham o ranqueamento obtido no teste de touros jovens. Isso demonstra que os pecuaristas já perceberam a importância de adquirir animais que comprovadamente agreguem melhorias ao plantel”, afirmou Magnabosco.

O Leilão de Touros Jovens conta com o apoio da Associação Goiana do Tabapuã (AGT), Associação Goiana do Nelore, Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura e Associação Guzerá Goiás. Mais informações: (62) 3533-2205.

Para conferir o resultado final do teste de desempenho de touros jovens dos animais que serão levados a leilão, acesse:
www.cnpaf.embrapa.br/eventosenoticias/eventos/pilp/tdtj/pdf/final_nelore.pdf
www.cnpaf.embrapa.br/eventosenoticias/eventos/pilp/tdtj/pdf/final_tabapua.pdf
www.cnpaf.embrapa.br/eventosenoticias/eventos/pilp/tdtj/pdf/final_guzera.pdf


As informações são da Embrapa Arroz e Feijão

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink