Leilão virtual de ovinos com oferta de reprodutores

Agronegócio

Leilão virtual de ovinos com oferta de reprodutores

Serão colocados à venda 80 reprodutores melhoradores
Por: -Rita Comini
1440 acessos

O ano começa com um grande evento no segmento de ovinocultura. Trata-se do 2º Leilão Virtual de Reprodutores Dorper Campo Verde e RHO que ocorre na próxima quinta-feira, 27, quando serão colocados à venda 80 reprodutores melhoradores. O evento, com transmissão pelo Canal Terra Viva, a partir das 21 horas, é uma promoção das cabanhas Dorper Campo Verde (Jarinú/SP) e RHO Agropec (Sarapuí/SP) que se unem novamente para promover uma das maiores ofertas de reprodutores das raças dorper e white dorper do Brasil.

"São animais totalmente dentro dos padrões raciais desejados, oriundos de linhagens australianas e sul-africanas, todos com exame andrológico atualizado. São adaptados ao sistema de criação extensivo e aptos a exercer a função de reprodução a campo", explica Rubén Osta, da RHO, um dos promotores.

O criador selecionou para o remate somente reprodutores jovens, com no máximo 24 meses de idade, todos filhos de animais provados, muitos destacados nas exposições. A Dorper Campo Verde apartou lotes com o mesmo padrão de qualidade: animais férteis, rústicos, precoces, de excelente conversão alimentar, capazes de imprimir produtividade e ganho de peso acelerado em qualquer rebanho. "São animais com eficiência atestada pelo programa de melhoramento genética da USP. Todos possuem DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para as características de real interesse na ovinocultura", afirma Lucas Heymeyer.

A grande novidade desta edição do leilão é a avaliação de carcaça, feita por ultrassom. Com ela, são identificadas, precocemente, características de grande impacto na produção: acabamento de carcaça, acabamento de gordura e peso ao abate. "A leitura de carcaça com ultrassonografia permite a separação do rebanho em lotes por grau de precocidade, com confiabilidade acima de 93%. Vão gerar carcaças com a padronização que os frigoríficos tanto valorizam", ressalta Lúcio Kavata, da IBS PEC, empresa responsável pelo trabalho. Foram especialmente analisadas a Área de Olho de Lombo (AOL região do contrafilé), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Peso Vivo (PV). "Os dados da avaliação de carcaça serão disponibilizados ao longo do evento, para que o cliente obtenha os animais que melhor atendam suas necessidades", explica Osta.

A primeira edição do evento atraiu compradores de todo país, principalmente do Centro-Oeste, região com grande potencial de produção em escala, e das novas fronteiras pecuárias (Norte e Nordeste). É o caso de Júlio Neto de Souza, de Ji-Paraná (RO). "Em minha propriedade faço confinamento e toda a engorda é vendida em Manaus. A base é formada por matrizes Santa Inês e os cruzamentos com Dorper proporcionam excelentes resultados. Os animais terminam próximos dos 90 quilos", afirma o criador.

Cadastro para lances na MBA Leilões (11) 2112-5900. (Com assessoria)

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink