CI

Leilões impulsionam compra e venda de créditos de carbono

“Estamos trabalhando para facilitar o acesso a recursos"


“Estamos trabalhando para facilitar o acesso a recursos" “Estamos trabalhando para facilitar o acesso a recursos" - Foto: Canva

Uma nova plataforma digital permite a compra e venda de créditos de carbono por meio de leilões online, conectando produtores rurais a empresas e pessoas interessadas em compensar suas emissões de gases de efeito estufa. A ferramenta amplia o acesso a recursos para quem preserva áreas nativas e busca fortalecer o mercado voluntário de carbono no país.

A iniciativa foi criada pela RDG Eco Finance, green tech com forte atuação em projetos nos segmentos de extrativismo e agronegócio. Por meio do sistema, é possível dar lances e adquirir créditos de carbono diretamente de quem possui uma CPR Verde, título que representa o compromisso de conservação ambiental. As transações podem ser realizadas com pagamento em eco token ou via Pix, o que garante praticidade e rapidez ao processo. 

“Estamos trabalhando para facilitar o acesso a recursos para quem já preserva áreas nativas e até então não recebia nada de volta, e para quem quer compensar as emissões de carbono, mas prefere fazer isso diretamente com quem cuida do meio ambiente”, disse o diretor Comercial da RDG Eco Finance, Ivan Pinheiro.

No Brasil, produtores rurais têm a obrigação legal de manter áreas de vegetação nativa em suas propriedades. Na Amazônia Legal, por exemplo, o Código Florestal determina a preservação de até 80% da área total como reserva legal, sem qualquer tipo de exploração produtiva. Nesse contexto, o mercado voluntário de créditos de carbono surge como uma alternativa para valorizar financeiramente quem cumpre e supera essas exigências ambientais.

A proposta da RDG Eco Finance fortalece o papel do produtor rural como protagonista da agenda ambiental no país, ao transformar a preservação em uma oportunidade de geração de renda e de impacto positivo. Com a orientação técnica adequada, a emissão e comercialização de créditos de carbono tornam-se instrumentos concretos para estimular a sustentabilidade e a valorização de práticas de conservação no campo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.