CI

Leite: raça produz até 40 litros/dia

Conheça as vacas de alto padrão produtivo de leite


Foto: Gensur Brasil/Divulgação

A raça é a raça Kiwicros ou Jersolando. Natural da Nova Zelândia vem do cruzamento genético entre as raças jersey e holandesa, adaptada ao regime de pasto. A “kiwi” (como a fruta) é conhecida por ser fértil e de fácil manejo, maior produção de sólidos no leite (gordura e proteínas), eficiência alimentar e moderadoras do peso adulto dos animais. As vacas Kiwicross possuem capacidade produtiva de um animal grande, porém são menores, ocupam menos espaço e demandam menos alimento. A principal característica é a aptidão para altas produtividades de leite.

As vacas nos sistemas de alimentação a pasto produzem 15 litros de leite por dia, essas mesmas vacas em sistemas intensivos confinados chegam a produzir mais de 40 litros por dia. O leite é rentável na produção artesanal de queijos, produzindo mais com menos litros.
A raça se adapta bem nas regiões tropicais, inclusive com resultados melhores em comparação às raças europeias da genética tradicional.

Lançamento

Como forma de incentivar a bacia leiteira do Tocantins a Agrotins 2020, feira agropecuária 100% Digital, apresenta na plataforma  a raça Kiwicros e suas características. “É mais uma raça produtiva que os produtores podem adquirir para ampliar seus rebanhos”, diz o diretor de políticas para Agricultura e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos.  O acesso para participar deve ser feito no site da Agrotins.to.gov.br
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.