Leite caro valoriza vaca holandesa
A valorização dos preços do leite, quase 60% no ano, estimularam as compras dos produtores
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
A vaca holandesa foi a raça que mais se valorizou este ano, em média o dobro do verificado com as demais concorrentes. O animal é o mais produtivo entre os leiteiros. Mas outra vaca também está despon-tando: a jersey - estima-se que faltem fêmeas dessa raça para atender aos pedidos.
A valorização dos preços do leite - quase 60% no ano - é que estimularam as compras dos produtores. "Capitalizado, o pecuarista procura animais que compensem mais", diz Aguinaldo Sérgio Lélis, diretor da Embral Leilões. Segundo ele, isto explicaria o aumento do preço da vaca holandesa superior às demais. Lélis diz que além das cotações mais elevadas, este ano a venda de animais - de todas as raças - está maior. Apenas nesta leiloeira entre janeiro e setembro foram comercializadas 11.210 fêmeas - ante a 10 mil em todo 2006.
O pesquisador Pedro Henrique Lopes Sarmento, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), explica que a raça holandesa é a mais produtiva, mas também a mais sucessível a doença. Segundo ele, me média, uma fêmea desta raça produz 30 litros de leite por dia, entre o dobro e até 10 litros mais que suas concorrentes: jersey, pardo-suíço, gir e girolando.
"A escassez mundial de leite fez o produto se valorizar e aumento a procura, principalmente por animais mais produtivos, independente da raça", afirma Pedro Henrique Bracale, gerente-geral da Programa Leilões. Na sua avaliação, o produtor está procurando "vaca boa", ou seja, aquela que produz mais. Além disso, de acordo com ele, o pecuarista está se dando conta que "a vaca é o que come". De acordo com a leiloeira, uma vaca com produção média de 20 litros por dia valia há um ano R$ 2,5 mil. Hoje sai por R$ 4 mil - neste caso, uma valorização de 60%.
"Está difícil achar quem queira vender", diz Maria Giselda Mendonça, superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Jersey. Segundo ela, como o leite desse animal é que contém mais sólidos, a procura pela vaca aumentou muito e há restrição de oferta. "O produtor está buscando por qualidade, pois recebe por ter um leite melhor", afirma. Apenas em vendas de sêmen da raça a estimativa é que este ano somem 600 mil doses - um incremento de cerca de 5% em relação a 2006.