Leste de MT terá nova alternativa
Porto reduzirá a distância para os embarques de soja aos mercados europeu e asiático, diminuindo os custos com frete
As obras da eclusa da usina hidrelétrica de Tucuruí serão concluídas até o final deste ano e até julho de 2010 o canal de navegação, de 459 quilômetros no Rio Tocantins, estará pronto para operar com fluxo maior de transporte de cargas entre os municípios de Marabá e de Barcarena, onde está localizado o Porto Vila do Conde, no Pará. Com a conclusão da eclusa, a região leste de Mato Grosso terá uma alternativa para escoar a produção agrícola e, por isso, vem sendo uma das reivindicações da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja)
O Porto Vila do Conde, um dos poucos de alto calado no país, reduzirá a distância para os embarques de soja aos mercados europeu e asiático, diminuindo os custos com frete.
A informação sobre o cronograma de construção foi dada pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, durante reunião com o grupo do Corredor Centro-Norte, que possui representantes dos governos e da iniciativa privada dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. O vice-presidente Leste da Aprosoja/MT, Marcos da Rosa, e os diretores Eduardo Moura e Edeon Vaz participaram do encontro.
Segundo o vice-presidente Marcos da Rosa, o porto localizado em Barcarena encontra-se a uma distância de 7.741 quilômetros (km) do porto de Roterdã, na Holanda, enquanto o de Santos (SP) está a 10.741 km, e Paranaguá (PR) fica a 11.041 km do porto holandês.
Marcos da Rosa informa que Vila do Conde também receberá investimentos para ampliar a capacidade para atender o aumento da demanda, segundo afirmou o diretor geral do Dnit. A expectativa é de que já na safra 2010/2011, parte da produção de soja de Mato Grosso seja escoada pelo porto paraense.
Durante o encontro, o grupo apresentou uma pauta com reivindicações de obras nos modais de transporte (ferroviário, hidroviário e rodoviário), para criar um importante corredor de exportação entre os estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.