CI

Levantamento aponta boa produtividade do arroz no RS

Cenário desenhado pelo levantamento refletiu o bom momento apontado pelos produtores


Foto: Marcel Oliveira

Foi realizado um levantamento de custos de produção pelos técnicos do Projeto Campo Futuro, iniciativa da CNA, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Os dados indicam que produtores de arroz da região de Uruguaiana (RS) tiveram bons resultados de produtividade para a safra que acaba de ser colhida. Com uma média de 191 sacas por hectare, o desempenho da safra 2019/2020 foi melhor em relação ao da safra anterior, quando os rizicultores tiveram sérios prejuízos em razão do excesso de chuva.

Resultados preliminares do painel apontaram a situação produtiva de uma propriedade modal da região, com área de 400 hectares de cultivo de arroz. Segundo o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues, o bom resultado foi reflexo de algumas práticas de manejo, somadas às boas condições climáticas e a utilização de cultivares de arroz de ciclo completo.

"Os produtores e técnicos que auxiliaram no levantamento afirmaram que esse ano foi crucial para que os produtores recuperassem o prejuízo e a descapitalização da safra anterior", disse. Com relação aos preços de comercialização, os produtores apontaram um valor médio de R$ 55,80 por saca e um Custo Total de R$ 52,09/sc.

"O cenário desenhado pelo levantamento refletiu o bom momento apontado pelos produtores. Para o modelo produtivo definido para a região de Uruguaiana, foi constatado que todas as despesas referentes ao desembolso, às depreciações e o custo oportunidade de uso do capital e da terra foram cobertos, graças à boa produtividade e aos preços de comercialização praticados", explicou Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.