CI

Levantamento dos custos de café do Oeste baiano


Boletim AgriNotícias

Durante os dias 06 e 07 de outubro, a Aiba recebeu em Barreiras (BA) uma equipe de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de Salvador e de Brasília. O objetivo da visita foi levantar coeficientes técnicos para a atualização do custo de produção do café arábica irrigado no Oeste baiano. Dois técnicos do Departamento de Café da Fundação Bahia, participaram da equipe de trabalho, Edmilson Figueredo e Ricardo Cruz.


A metodologia do trabalho foi dividida em duas etapas: visitas a fazendas produtoras de café nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães no dia 06, e, no dia seguinte, painel expositivo em Luís Eduardo Magalhães, para levantamento dos coeficientes técnicos e atualização do pacote tecnológico utilizado pelos cafeicultores do Oeste.

No painel a Conab contou com a participação de 10 pessoas, entre gerentes de fazendas, consultores técnicos e de mercado. Todas as informações estão sendo tabuladas e processadas na sede da Conab, em Brasília, e devem retornar em breve para uma avaliação dos participantes do painel.


Conforme a previsão dos técnicos, até a primeira quinzena de novembro serão conhecidos os novos números do custo de produção da cafeicultura irrigada do Oeste baiano.

Para o assessor de agronegócios da Aiba, Alcides Viana, que acompanhou os técnicos da Conab durante os trabalhos, o encontro que a Aiba promoveu com o apoio dos técnicos da Fundação Bahia foi de grande valia para os produtores de café e para a Conab. "Os gerentes e os consultores técnicos travaram um longo e esclarecedor debate técnico, que contribuiu muito para subsidiar de informações o órgão federal, assim como os demais participantes do encontro", esclareceu Viana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.