CI

Leve recuperação no preço pago ao produtor de leite

Oscilação no preço recebido pelo produtor também se reflete no varejo


Foto: Pixabay

De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), o preço pago ao produtor de leite mostrou uma leve recuperação ao iniciar o ano de 2024. Registrando um aumento de 1% em comparação com o último mês de dezembro, o valor por litro entregue à indústria alcançou R$ 2,15, mantendo-se no mesmo patamar registrado em novembro do ano passado. Embora ainda esteja consideravelmente abaixo do valor observado em janeiro de 2023, quando atingiu R$ 2,58 por litro, há perspectivas de que o preço continue se recuperando a médio prazo.

As informações confirmam a projeção divulgada em 25 de janeiro pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e as expectativas do mercado, que têm como base as condições climáticas desfavoráveis. As informações apresentadas pela Conab são analisadas no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 2 a 8 de fevereiro, elaborado pelo Deral.

Além disso, a oscilação no preço recebido pelo produtor também se reflete no varejo, impactando o consumo e influenciando os preços dos derivados lácteos nas prateleiras dos supermercados. Conforme dados analisados, a maioria dos principais produtos lácteos apresentou um aumento médio de preço em janeiro, comparado ao último mês de dezembro. No entanto, é importante notar que esses valores ainda representam uma redução considerável em relação a janeiro de 2023, como evidenciado na tabela abaixo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.